sexta-feira, 5 de novembro de 2010

REDUÇÃO DA QUANTIDADE DE LÍQUIDO AMNIÓTICO - Oligo-hidrâmnio

Dedicado a uma grande amiga "irmã", que está de 30 semanas e de repouso pela diminuição de líquido amniótico. 

Recomendação médica: repouso e ingerir 3litros de água ( ela está bebendo 6 litros por dia).
Vai dar tudo certo...

te amo...


O que é o líquido amniótico?

O líquido amniótico é aquele que se encontra dentro da bolsa onde está o bebê. O líquido amniótico envolve o bebê durante todo o seu desenvolvimento, dentro do saco amniótico, também conhecido como bolsa das águas. 

Volume de líquido amniótico no início da gestação


Volume de líquido amniótico no início da gestação

Volume de líquido amniótico na metade da gestação

Volume de líquido amniótico no final da gestação

Para que serve?

Esse líquido protege o bebê e é muito importante para o desenvolvimento de alguns órgãos, como pulmões e sistema gastrointestinal. 

Ao engolir esse líquido, seu filho vai completando o desenvolvimento desses órgãos. Isso também permite que ele se mexa dentro da barriga, promovendo o desenvolvimento de ossos e músculos, além de:

• Amortecer choques e movimentos bruscos;

• Impedir que o cordão umbilical seja comprimido, o que prejudicaria o fornecimento de oxigênio para o bebê;

• Manter uma temperatura constante dentro do útero;

• Proteger o bebê contra infecções.

Qual é a quantidade ideal de líquido? 

O volume de líquido amniótico vai aumentando com o decorrer da gravidez, e costuma chegar à sua quantidade máxima por volta de 34 a 36 semanas de gravidez. Nessa altura, você tem entre 800 ml e 1 litro de líquido dentro do útero. Depois disso, o volume vai diminuindo aos poucos, até o bebê nascer.


Volume de Líquido Amniótico
Tempo de Gestação
Volume de Líquido Amniótico
IG (sem)
Feto (g)
Placenta (g)
LA (mL)
% Líquido
16
100
100
200
50
28
1000
200
1000
45
36
2500
400
900
24
40
3300
500
800
17
Queenan (1991)

Como dá para saber quanto líquido tem dentro da barriga? 

Para medir a quantidade de líquido, é preciso fazer um ultra-som. Seu médico vai solicitar um se desconfiar de que a quantidade de líquido está abaixo da ideal. Veja alguns sinais de que isso pode estar ocorrendo:

• quando a mulher está perdendo líquido amniótico pela vagina

• quando o bebê está menor que o normal para a idade gestacional

• quando o médico consegue apalpar fácil o bebê pelo lado de fora da barriga

• quando a mulher não está sentindo o bebê
mexer com frequência

• quando a mulher já teve outro filho que nasceu pequeno para a idade gestacional

• quando a mulher tem
pressão alta

• quando a mulher está com
diabetes

• quando a mulher sofre de lúpus
Com a ultra-sonografia, dá para medir os bolsões de líquido em vários pontos do útero (o espaço entre o bebê e a parede uterina), e o especialista faz um cálculo que resulta no índice de líquido amniótico (ILA). No terceiro trimestre, o ILA deve estar entre 5 cm e 25 cm. Um índice abaixo de 7 cm é considerado sinal de alerta, e com menos de 5 cm pode fazer com que os médicos prefiram adiantar o parto. 
Índice de Líquido Amniótico
Moore &Cayle,1990


Poli-hidrâmnio relativo ILA= 250-300mm
Poli-hidrâmnio absoluto ILA> 300 mm
   Oligo-hidrâmnio relativo ILA= 20-80 mm
Oligo-hidrâmnio absoluto ILA< 20 mm

O que é oligoidrâmnio? 

Essa palavra complicada significa que você está com menos líquido amniótico que o ideal dentro do útero. Quando acontece o contrário, o excesso de líquido amniótico é chamado de hidrâmnios ou polidrâmnio. A redução no líquido amniótico não é tão rara: cerca de 8 por cento das grávidas têm oligoidrâmnio em algum ponto da gestação, normalmente no terceiro trimestre.
O bebê corre riscos por eu estar com pouco líquido? 

Uma insuficiência prolongada na quantidade de líquido amniótico durante a gravidez pode causar alguns problemas no desenvolvimento de seu bebê.

 Os problemas podem variar de acordo com a quantidade que houver diminuído e com a etapa da gravidez em que ocorrerem.

 Por exemplo, se acontecerem durante a primeira metade da gravidez, haverá maiores riscos de malformações, abortos espontâneos ou parto muito prematuro. 

As consequências para o bebê dependem da causa da redução no líquido, e se a quantidade está mesmo muito pequena. Pode acontecer em qualquer etapa da gravidez, mas é mais freqüente durante o último trimestre e não exige nenhuma providência, só um acompanhamento um pouco mais atento da gravidez. Não há sintomas específicos.

A maior preocupação quando há redução no volume de líquido antes do terceiro trimestre é que o crescimento dos pulmões do bebê seja prejudicado. Por isso, é provável que você seja submetida a ultra-sonografias com mais frequência para acompanhar o desenvolvimento do seu filho. A possibilidade de parto prematuro é outra preocupação. 
Pode ser, porém, que os médicos decidam que o bebê vai se desenvolver melhor fora do útero do que dentro, e resolvam antecipar o parto. É comum que, em casos de falta de líquido amniótico, o bebê esteja sentado, pois o líquido é que facilitaria a movimentação dentro do útero e o posicionamento de cabeça para baixo. 
As causas dessa complicação não estão determinadas ainda, mas costumam acontecer quando a gravidez se prolonga, já que o líquido diminui naturalmente quando o bebê já deveria ter nascido ou quando há algum problema no desenvolvimento.

O tratamento será determinado pelo médico, levando em consideração suas características e o que for melhor para você e para o bebê. Geralmente, recomendam-se repouso e beber muito líquido. É necessário um acompanhamento freqüente e detalhado da evolução do bebê e da quantidade de líquido amniótico. 
Uma forma de minimizar seus riscos é substituir o líquido perdido por outro similar. Esse procedimento é chamado de amnioinfusão. Se sua saúde e a do bebê estiverem em risco, provavelmente o médico tentará realizar o parto o mais cedo possível.

Por que o líquido diminui? 

Nem sempre a causa do oligoidrâmnio é conhecida. A diminuição do volume das águas é mais observada nos meses de clima quente, por isso os especialistas acreditam que ela tenha relação com a desidratação materna. Dessa maneira, seu médico vai recomendar que você tome muito líquido. Repouso e banhos de imersão também costumam ser recomendados pelos obstetras.

Existem outras causas específicas para a redução no líquido, e cada uma tem seu próprio tratamento. Conheça as causas mais comuns:

Ruptura parcial da bolsa
Quando há uma pequena abertura na bolsa, o líquido pode escapar. Pode acontecer em qualquer ponto da gravidez, mas é muito mais frequente perto do final da gestação. Às vezes a abertura se fecha sozinha e o líquido pára de vazar (por exemplo, quando a perda de líquido acontece depois de uma amniocentese.
O maior perigo dessa ruptura parcial da bolsa, além do oligoidrâmnio, é a entrada de bactérias, que podem provocar uma infecção. Assim, seu médico estará mais atento para qualquer sinal de infecção.

Problemas na placenta
Pode ser que a placenta não esteja produzindo sangue e nutrientes em quantidade adequada para o desenvolvimento do bebê. Quando os bebês são pequenos, produzem menor quantidade de urina, por isso os níveis de líquido amniótico ficam baixos.

Anomalias no bebê
Quando o líquido fica abaixo do normal ainda no primeiro ou no segundo trimestre, pode ser que haja alguma malformação interferindo na produção de urina pelo bebê. O médico deve pedir um ultra-som detalhado para verificar o desenvolvimento dos rins do bebê e do trato urinário, além do coração.

Síndrome da transfusão feto-fetal
Quando a mulher está grávida de
gêmeos idênticos e cada um tem sua própria bolsa, há entre 10 e 15 por cento de possibilidade de eles terem a síndrome da transfusão feto-fetal -- um bebê recebe mais sangue e nutrientes da placenta que o outro. Nesses casos, o gêmeo "doador" acaba ficando com menos líquido amniótico, enquanto o "receptor" fica com líquido em excesso.

Se você estiver grávida de gêmeos, terá que fazer ultra-sonografias com frequência para acompanhar os níveis de líquido amniótico e o desenvolvimento de cada bebê.

Medicamentos
Determinados remédios podem causar oligoidrâmnio. A medicação contra hipertensão à base de inibidores da enzima conversora da angiotensina (inibidores da ACE), por exemplo, afeta o funcionamento dos rins do bebê e deve ser evitada. Alguns remédios usados para combater a ameaça de parto prematuro também podem afetar os rins do bebê, assim como o ibuprofeno. Nunca use nenhum remédio na gravidez sem falar com o médico.

215 comentários:

  1. Amiga, adorei o post sobre oligo-hidrâmnio, eu estou com o Indice de 92, que segundo meu obstetra esta dentro do normal, porém poderia ser maior, por isso o repouso e os vários litros de água, mas nada preocupante!!! Então colegas gestantes, fiquem tranquilas e confiem no seu obstetra.... e passem sempre por aqui para verem as novidades!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Thatha, tudo bem ?
    Gostei muito da noticia no Blog, realmente muito instrutiva.
    Queria te agradecer por ter cuidado da minha irmã e da minha sobrinha quando esteve aqui.
    Obrigada mesmo.
    Gostei muito de te conhecer, seja sempre bem vinda.
    Abraços,
    Grazielle

    ResponderExcluir
  3. Adorei estas informações, pois confesso que estou aflita, estou de 28 semanas e o meu ILA está em 10 e não quero nem pensar no que pode acontecer..... Vou tomar bastante água, repousar e pedir à Deus proteção.... Sou mãe de primeira viagem, e este momento está sendo muito dificil, mas tenho certeza que superarei todos os obstaculos...

    Força para todas que estão passando por isto!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá... beba muita água e faça sim bastante repouso! Se no próximo ultra-som não tiver aumentado a ILA, você provavelmente será internada para receber soro!!! mas não se preocupe se isso acontecer....É tudo para o seu bem e do seu bebê e dará tudo certo!!
    Ficarei torcendo...
    boa sorte!
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Estou muito preoculpada meu liquido é de 98mm e já estou de 26 semanas.Alguém pode me ajudar.será que é normal?

    ResponderExcluir
  6. Olá, seu índice está próximo ao limite inferior na semana que está, vá ao seu médico, tire suas dúvidas, beba bastante água e fique um pouco em repouso, água de coco também é muito bom!

    beijos

    ResponderExcluir
  7. oiieee... gente estou mto preocupada, pois, estou com 35 semanas e na minha ultima consulta minha medica achou que minha barriga ñ tinha crescido em relação a consulta anterior e ela me falou que suspeita de diminuição de liquido e pediu uma ultrassonografia que marquei pra daqui a 3 dias mas estou mto preucupada.
    Sera que meu bb esta correndo risco??

    desde ja obgda!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá !!! Adorei o tópico, parabéns !!!
    Estou súper preocupada, fui hj fazer u.s e a médica que realizou o exame disse que meu líquido amniótico está baixo, mas não me disse quanto, irei pegar o resultado hj a noite ... Não consegui trabalhar o dia todo, e vou ao G.O amanha. Estou de 31 semanas e com muito medo de perder minha pequena .... Será que ela esta bem? Sinto que ela continua a mexer bastante!!

    Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Simone, eu estou gravida de 34 semanas e fiquei 4 dias de repouso no hospital tomando soro na veia, justamente porque meu liquido amniótico estava abaixo do normal e consegui recuperar o liquido sem problemas e já estou em ksa apenas esperando o momento certo agora, não e preocupe, tome bastante liquido e faça repouso que com certeza dara tudo certo!

      Excluir
  9. Ei Simone, tudo bom? Se ela está mexendo bastante e se a médica não disse muita coisa, pode ter certeza que sua bebe está bem...

    Afinal, pensa comigo, ela não iria deixar vc voltar para casa se tivesse algo errado, não é mesmo?

    Fique tranquila e por via das dúvidas beba bastante água e água de coco!!

    Qualquer dúvida estou a disposição!

    beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá, Thaís! Primeiramente muito obrigada pela atenção!!!

    Peguei o resultado do exame ontem a noite, e vou levá-lo ao médico hoje a tarde.

    No laudo diz: Líquido amniótico reduzido para idade gestacional: 78 mm. E pelo que entendi, isso não é nada bom não é? Não estou sentindo nadinha, pelo contrário, me sinto súper bem.

    Estou muito preocupada, não preguei os olhos essa noite.

    Bom... vamos aguardar né...

    De qualquer forma, mais uma vez obrigado pela atenção. Assim que eu tiver o resultado em mãos, venho aqui novamente para dar a notícia, peço Á Deus que sejam boas!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. É Simone, está mais baixo mesmo..
    Tome muita água e faça repouso até ir ao médico.

    Aguardo boas notícias..

    Beijos e Fique com deus

    ResponderExcluir
  12. estou com 6 semanas eo saco aminiotico esta diminuido sera que vai aumentar durante as proximas semanas?

    ResponderExcluir
  13. Estou de 23 semanas e estou com oligodramnio
    Meu bebe ja estava tendo crescimento abaixo do normal,e com algumas complicações renais sem diagonostico definido,ainda estão investigando.
    Mas estou em casa tomando muita agua e fazendo aquele repouso recomendado,meu novo ultrassom sera dia 8/03/11.Confesso que estou hiper anciosa.Mas meu bebe esta mexendo bem.E fico mais tranquila quando vejo ele se mexendo.Ja tive outras percas nesta idade gestacional tenho saaf,tomo heparina todos os dias,mas estou confiante no meu milagre.Torço para cada mãezinha que esta na mesma situação que a minha.Sabemos que não é facil.Mas é bom fazer nossa parte.

    ResponderExcluir
  14. Ola estou de 29 semanas e tambem estou com esse problema, o medico recomendou repouso e beber muita agua.. Estou com medo!!

    ResponderExcluir
  15. Oi ja estou com 28 semanas meu liquido esta no limite do normal,pensavamos que não chegariamos até aqui pois estou com pouco liquido desde as 2o semanas,mas tomo agua até,e o bebe esta menorzinho do que devia mas esta bem sem maiores complicações,o repouso ajuda bastante agora estou mais confiante o bebe ja é viavél e estamos torcendo para ele aguentar mais um tempinho aqui dentro de mim sera melhor..Boa sorte a todas confie em Deus tudo dara certo..bjos..

    ResponderExcluir
  16. oi meninas, tb estou passando por este problema... com 21 semanas o ila estava 7,5 com repouso e agua consegui em uma semana o resultado de ila 9,6, no limite inferior mas normal... será q neste período q ficou baixo pode ter dado algum problema com minha pequena??? no ultimo exame a médica disse q ela está com os rins funcionando e urinando... fora isso será q pode acontecer alguma coisa?? bjos

    ResponderExcluir
  17. ola estou com 35 semanas e com diminuiçao leve o medico pediu repouso e bastante liquido fico nervosa de ficar de repouso mas é para o bem do meu bb e tenho que beber agua na marra pois não sinto sege.....................ele disse que tenho que aguentar mais 3 semanas para faser uma sesariana e o bb deixar de ser prematuro..............boa sorte para as mamães epasciensia pois depois so alegria..........

    ResponderExcluir
  18. Olá Simone! Parabéns pela iniciativa e criação desta página! Desde segunda-feira encontro-me desesperada porque descobri que meu ILA é de 5,3..=/ Estou de 15 semanas e muito aflita. O médico orientou a ingestão de líquidos em abundância, principalmente água. No entanto, disse que não gosta de vender ilusões a ninguém e que isso pode não funcionar. Por favor, se alguém consegui com que o ILA aumentasse depois da ingestão de líquidos por favor me contem. Estou precisando mt mto de um estímulo. Meu coração está apertadinhoo... Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Érika, para te aliviar decidi postar, eu estava com 25 semanas e meu ILA foi para 2,8, inacreditavel. o medico disse q tinha que retirar o bebe em uma semana no maximo, fikei internada dois dias e pra piorar minha pressao sibiu, mas em 1 semana meu ila foi para 5,7. e os medicos diziam que eu nao ia chegar a ate a 28. hj com 29 posso dizer que ate aqui Deus me ajudou estou com 10,9 de Ila e cheguei ate aqui, o bebe esta um pouco abaixo do que deveria 300 grs a moenos mas esta bem. fique trankila coloque na mao de Deus que é o melhor que voce pode fazer. e tome mtaaa agua de coco, que foi o que eu bebi mto para subir, ate hj os medicos nao acreditam que subiu tanto. bjus meninas.

      Excluir
  19. Perdoe-me Thaís, o nervosismo fez com que pensando nos comentários da Simone, eu escrevesse seu nome trocado.

    ResponderExcluir
  20. oi estou muito nervosa tambem acabei de vir da minha medica e me falou que meu liquido amniotico esta baixo=83mm estou com 16 semanas e 4 dias,me pediu pra fazer outro ultra mes que vem ,vou tomar muita agua pra quando fizer esteja normal se DEUS quiser

    bejinhos pra todas e força

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de saber como esta hj depois deste tempo,um nha história bate com a sua,estou anciosa como acabou a sua?final feliz espero

      Excluir
  21. Pessoal, consegui aumentar meu ILA de 5 para 10, próximo ao limite mínimo da normalidade. Tenho fé de que tudo dará certo! Um forte abraço para vcs =)!!!

    ResponderExcluir
  22. que bom érika... fico muito feliz por vc!!! que continue assim!! beijao

    ResponderExcluir
  23. olá Thais. Estou um pouco prreoucupada. Estou com 37 semanas e meu ILA está em 62mm. Minha médica disse pra eu não me preocupar, mas pediu que fizesse outra ultra. Talvez meu bebê precise vir aou mundo um pouco antes.

    ResponderExcluir
  24. Olá, está abaixo do normal, mas tome bastante agua, agua de coco e repita o ultra... a partir de 37 semanas o bebe já está prontinho para nascer... agora é a fase de engorda!!! Se tiver que nascer agora não se preocupe que dará tudo certo, mas acredito que ela só irá observar melhor o bebe!!!

    abraços

    ResponderExcluir
  25. Queridas amigas, só quem passa por uma situação como esta,sabe o quanto é angustiante..!! A possibilidade de risco para o bebê é algo que gira em torno das 24 horas do dia. Assim que me vi nesta situação busquei informações por vários meios e este site foi um deles. Encontrei aqui a ESPERANÇA através de informações e depoimentos. Então me empenhei no propósito de tomar 5 litros de água por dia. Não nego que o início foi difícil,mas o tempo torna-se natural..principalmente depois da introdução da água de coco, como sempre orientou a Thais. Foram meses de angustia, mas hj são de glória, graças a Deus! Estou com 29 semanas, minha Maria Flor está bem, dentro do tamanho e peso, tds os órgãos funcionando e não há nada que me deixe mais feliz que isso! PERSISTÊNCIA E FÉ, SEMPRE! Não desistam, tudo terminará bem. Se alguém quiser me add p falar sobre o assunto: kikinhamg@hotmail.com Bjinhos a tods ;)!!

    ResponderExcluir
  26. Parabéns Érika, fico muito feliz por vc e pela Maria Flor.... que deus continue te ilumindando...beijao

    ResponderExcluir
  27. Obrigada Thais! Amém, viu! Bjs!!

    ResponderExcluir
  28. Estou com 29 semanas ao fazer uma ultra descobri que estou com ILA=5,1 a médica me passou repouso e beber muita água.É angustiante essa notícia,alguém tem outras indicações para aumentar a ILA.
    Essa diminuição a médica não soube dizer exatamente o porquê uma vez que não tenho tido perda nem nada.

    ResponderExcluir
  29. Olá! Posso imaginar como está se sentindo. Tive ILA=5 durante várias semanas, começando pela 16ª. Mas aos poucos consegui driblar esta situação.
    Tome bastante água de coco! Além de ser uma delícia, desce mais fácil qdo vc já estiver enjoada da água comum.. Tbém sugiro frutas como melão,melancia,laranja.. Faça sucos! Intercale alimentos sólidos e líquidos substituindo o jantar por sopinhas de sabores diversos.. Enfim, td é válido neste momento, não é mesmo?! O importante é consumir pelo menos 4,5 litros de líquidos/dia. Só assim, consegui reverter meu quadro. Hj estou com 32 semanas e ILA=12,normal para esta fase.Espero que dê td certo para vc! Abraços!

    ResponderExcluir
  30. Erika,obrigada pelos conselhos..bati outra ultra hj e depois de tanta aflição a ILA subiu para 10,2 o médico falou que ainda está baixa,mas que a recuperação foi boa,devido ao remédio que tomei caso fosse necessário fazer parto prematuro,a placenta está com gráu de maturidade I,mas a médica disse que continuasse em repouso bebendo bastante líquido que tudo correrá tranquilamente.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  31. oi estou com 29 e 6 dias fiz uma ultrassom ontem e o ila é de 73 muito abaixo do normal estou com muito medo o que faço??

    ResponderExcluir
  32. Oi, estou de 36 semanas e 2 dias fiz usg ontem e o ILA deu 90. É muito baixo, estou ansiosa

    ResponderExcluir
  33. Que bom que consegui aumentar seu ILA tão rapidamente =D!! Fique tranquila, ILA acima de 8,0 é considerado NORMAL. Tenho certeza de que dará td certo ;)! Bjinhos..

    ResponderExcluir
  34. Daaaaaaaali água de coco, meninas! Não se aflijam pq isso não ajuda em nada. Segurem nãos mãos de Deus e façam a parte de vcs que é BEBER MTA ÁGUA. Ando para cima e para baixo com minha garrafinha até hj.. Tomo em média 4l por dia.. Vamos lá! Td ficará bem ;)!!
    Thaís, por favor, faça seus comentários pois vc é a especialista aki..rs Falo mto pela experiência que vivi, vc conhece o assunto com uma amplitude diferente da minha.. Bjus!!

    ResponderExcluir
  35. Desculpa meninas, estive meio doente... Dai fiquei sem entrar no blog... Meninas deixem nomes mesmo se não for o verdadeiro, é que para responder fica mais fácil fazer referência ao comentário....

    Para quem colocou 20 sem e 73 de ila realmente está baixo, mas faço as palavras da érika as minhas... tome muita água, água de coco e repouso.. muito repouso que tudo dará certo... confie em deus!

    agora 36sem e 90 de ila... está bom.... pode ficar tranqüila.. mesmo assim beba bastante água..

    beijão gente e desculpa a demora...

    ResponderExcluir
  36. oi meu nome é Ádila e estou gravida de 29 semanas e 4 dias e meu ILA é de 89mm é muito baixo por favor preciso de ajuda estou com medo.obrigada

    ResponderExcluir
  37. Olá Ádila! Entendo sua aflição, mas fique calma, afinal vc já caminha para a reta final. Releia os tópicos anteriores, siga as orientações dadas pelo seu médico e pela Thaís, aqui no blog. Tudo ficará bem, mas lembre-se de que para isso seu bebê precisa de uma mamãe calma e tranquila. Guarde repouso e beba muita água. Estipule metas para um dia, controle o volume em garrafinhas de 500 ml. Enfim, nos tópicos anteriores vc encontrará outras sugestões. Espero que dê td certo! Fique com Deus, que Ele cubra vcs de bençãos! Bjinhos**!

    ResponderExcluir
  38. Olá meninas, estou de 33 semanas e acabei de voltar de uma ultra em que foi detectado que estou com diminuição de LA, estou com ILA de 7,8, liguei para o meu médico e ele recomendou repouso absoluto e muito líquido até quinta-feira quando irei passar em consulta. Fiquei preocupada ! Aguardo comentários de pessoas que estão passando pelo mesmo que eu ou que já passaram e conseguiram reverter o caso. Minha bebê está bem graças á Deus, e farei de tudo pra que ela continue bem !

    ResponderExcluir
  39. Olá meu nome é Isabella e desde as 20 semanas venho lutando para ganhar liquido,o meu chegou a 6 com 20 semanas...e como subia muito pouco meu gine mr internou com soro ringer e subiu condideravelmente...vale a penas as picadinhas e ter icado internada...hj estou com 32 semnas e ILA 112 graças ao soro e muita agua ! Vou toda semana no pronto socorro tomar esse soro ringer que hidrata e enche a bolsa ! Quem tiver com esse problema comente com seu gine sobro o soro enche mesmo a bolsa...vale a pena meu ILA depois dos soros nao baixou mais ! Meu bebe esta super bem graças a Deus.Espro ter ajudado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite eu estou com 26 semanas não tenho liquido nenhum mais meu bb se mexe muito cresce normal td normal eles falam que eu nao tenho liquido pq ele nao tem rins o seu liuido e bolsa rota ou sumiu?
      to muito preocupada

      Excluir
  40. Meninas qdo estava com 30 semanas,descobri que meu ILA era 5,1 fiquei muito nervosa com esse resultado,mas minha médica passou repouso e muita água,na semana seguinte refiz o exame e o ILA tinha aumentado 10,2,mas alguns dias depois repeti o exame e tornou a baixar agra é 8,5.Devido a isso minha gineco passou injeçoes de betametasona para amadurecer os pulmões e nesse caso a minha placenta está amadurecida e de acordo com os exames mninha placenta está gráu II,estou com 32 semanas.Alguém já passou por isso?

    ResponderExcluir
  41. olá, meu nome é maria g.,estou com 22 semanas e perdi todo meu liquido houve uma ruptura na bolsa por causa de uma infecção vaginal minha gine recomendou repouso absoluto e beber muito liquido, quais são as chances reais do meu bebe? alguem conhece alguma mamae que passou por isso e deu tudo certo?, estou fazendo tudo direito e entreguei a Deus, para que não aconteça nada com meu filhinho e ele nasca tranquilo, estou muito aflita é meu primeiro filhinho alguém pode me ajudar a entender melhor minhas chances?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria meu nome é Dailze de e nesse momento estou passando pela mesma agonia estou com 22 semanas meu ILA é 0, e os médicos não me deram noticias boas,pela idade gestacional ser muito novinha. Conta pra mim o que aconteceu no seu caso , deu todo certo? Preciso de uma palavra amiga. Obrigada!

      Excluir
  42. olá,meu nome é priscila e estou muito preocupada com o meu bebê.Estou com 33 semanas e o meu liquido esta a 70mm,isso não é nada bom pelo que pude entender!o que devo fazer?
    obrigada por tudo!

    ResponderExcluir
  43. meu nome e Dirce, acabei de fazer um ultrason e descobri que a quantidade de liquido na bolsa esta muito baixa,e o peso tbm esta abaixo do normal (1.980 grs) à um mes atras estava normal, estou na 39 semanas e o parto estava previsto para daqui 5 dias. teria algum problema para o bebe?

    ResponderExcluir
  44. nao tem mais ninguem q esteja respondendo as perguntas?entao desativem pois se estamos perguntando é porque realmente temos duvidas obrigada e meu nome é priscila

    ResponderExcluir
  45. Ola Priscila e Dirce, eu estou de férias e não estava olhando os e-mails daqui, me desculpem... pois bem as orientações para a diminuição do liquido amniotico são as mesmas das respostas acima.... Beber muita água, muita água de coco e repouso é muito importante... seu médico deverá pedir outra ultra-som em 1 semana ou 15 dias para reavaliação... espero que dê tudo certo para vcs... voltem aqui para contar como foi...

    Dirce, seu médico poderá fazer uma avaliação melhor para ver o que está acontecendo, se tem alguma coisa associada...mas fique tranquila se nascer com esse peso, eles pegam peso bem rápido aqui fora...beijao

    ResponderExcluir
  46. Ola meu nome e Vivian eu estou com 35 semanas e 6dias estou perdendo liquido,o medico me receitou ,buscopam p tomar mesmo sem dor e tbem 5mls de sulfato de salbultamol,os dois de 8/8 hrs, e repouso e muito liquido, ja faz 5dias q estou assim .o meu medico esta em um congressoe so volta na semana q vem , estou muito preoculpada, o q eu faco , alguem ja passou por isso ... por favor e urgente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivi fique tranquila, pois se ele viajou é que vc só precisa fazer repouso e tomar muita agua, ele não iria te deixar sem outro médico sobreaviso...

      Excluir
  47. Olá...
    Preciso de ajuda.
    Estou gravida de 22 semanas,hoje fiz a morfológica e deu que estou com liquido aminiótico baixo...
    seria...Quantidade do liquido aminiótico: no percentil 3.
    I.L.A:84...
    Esta muito ruim?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  48. Olá...
    Preciso de ajuda.
    Estou gravida de 22 semanas,hoje fiz a morfológica e deu que estou com liquido aminiótico baixo...
    seria...Quantidade do liquido aminiótico: no percentil 3.
    I.L.A:84...
    Esta muito ruim?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  49. Olá Caroline, seu liquido esta realmente baixo, mas faça repouso e beba muita agua que isso poderá melhorar com alguns dias...ligue para o seu médico que ele indicará o melhor tratamento.

    Fique tranquila que tdo dará certo.

    Fico na torcida...

    Beijos

    ResponderExcluir
  50. olá, meu nome é Patrícia, estou de 31sem, e meu liquido ta 74 o medico disse q ta baixo, estou fazendo acompanhamento, e que provaelmente vai antecipar o parto, minha bb ta c 1,508kg, será q consigo levar essa gestação até 35semanas com essa qtidade de liquido? Obrigada

    ResponderExcluir
  51. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  52. Patrícia esta quantidade de liquido está baixa e você precisa seguir rigorosamente as orientações do seu médico que assim se deus quiser seu bebê irá nascer no momento certo..

    ResponderExcluir
  53. Obrigada Thais, quarta farei uma outra ultra p ver como está, depois posto novidades, obrigada

    ResponderExcluir
  54. Oi meninas, meu nome é Dúlcinéia também tive problemas quando estava com 23 semanas, descobri com fui fazer a morfológica. Meu ILA estava 8.4 cm, minha GO passou repouso e beber muito líquido tomava quase 6L por dia, depois de 15 dias fiz outra ultrason e estava menor ainda 1,7 cm, entrei em desespero e fui direto pra minha GO ela disse que não tinha o que fazer então eu e meu marido fomos direto para outro Hospital nos consultamos com outra GO e ela me internou pra tomar soro, glicose e soro ringer na veia. Fiquei 3 dias internada e fiz o doopler, o resultado foi que o ILA estava zero mais o coração da minha princesa estava batendo... fui para o quarto chorando o GO me disse que ou eu faria uma cesária e rezava muito pra minha filha sobreviver( o que é praticamente impossível, só um milagre!) ou o bebê poderia morrer dentro de mim o que era arriscado e depois me daria uma injeção pra espelir o feto...chorei muito tinha acabado de fazer 24 semanas, mais optei pela cesária!
    O parto foi dia 27/01/12 e ela ficou na encubadora sem mamar a cada dia as notícias nunca eram boas, mais nós tinhamos esperança,sempre orando e pedindo a Jesus pela vida da nossa pequena guerreira e no dia 05/02/12, nove dias depois do parto ela faleceu, virou um anjinho e foi direto para o Céu, sinto muita saudade mais sei que agora ela não sofre mais, e isso me conforta, sempre falei para mim mesmo que não queria colocar um filho no mundo pra sofrer!
    Por isso não sofro e aceitei o que Deus quis pra mim, ele sabe de todas as coisas e sei que ele tem um propósito na ninha vida e do meu marido!
    A todas que estão passando por isso DESEJO MUITA SORTE E OREM SEMPRE E AGRADEÇA A DEUS POR TUDO!!!
    Abraços, fiquem com DEUS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dúlcinéia, sinto pela sua perda, espero que na próxima gestação tudo ocorra bem...temos que confiar no que Deus escreve para gente é, pois se ele nos faz passar por dores é para amadurecermos para uma próxima etapa.

      Obrigada por dividir sua experiência.

      Beijo

      Excluir
    2. Oi thais, obrigada pelas palavras!
      Hoje se minha princesinha estivesse aqui estaria fazendo 2 meses, mais sei que ela está bem com Jesus e com os outros anjinhos. Levei a placenta para fazer uma biopsia a pedido da GO pra ver se teve algum problema com placenta, mas o resultado só sai em junho,creio que dará tudo certo e se Deus quiser terei outra gestação daqui até o final do ano e dará tudo certo!
      Passarei aqui pra dar notícias. Mais uma vez obrigada!
      Beijos.

      Excluir
  55. olá meninas,estava muita angustiada,pois passei a noite em claro,estou com 35 semanas,minha ILA 69,O TAM. do meu bebê é de 31 semanas.o médico vai me internar para tomar soro e fazer uso de corticóide.mas estou mais tranquila devido os depoimentos de vocês.muita obrigada pela ajuda. depois volta para dizer o resultado.
    também estou bebendo muita água...beijossss,tb....

    ResponderExcluir
  56. olá, meninas voltei do hospital,tomei soro e corticóide, fiquei muita inchada minha esta 7.5, estou de repouso e bebendo muita água. falta apenas 20 dias pra minha fernanda nascer. ely

    ResponderExcluir
  57. borgesmaria9@hotmail.com23 de março de 2012 às 22:12

    Sou Catarina. Estou de 24 semanas e o meu liquido amniotico esta a 13 e meio e estou enternada em ropouso. Estou anciosa , mas o meu medico diz ke esta tudo bem. Estou bebendo 3 litros de agua e levando soro. O medico diz ke esta tudo bem e o bebe esta crescendo ..... O ke acha? Obrigada

    ResponderExcluir
  58. ola meninas,meu nome é claudia,estou internada a 15 dias, pois n tenho líquido algum desde de23 semanas.mas apesar disso meu bebe ta desenvolvendo bem,hoje ja estou c 29 semanas e 3 dis,meu medico q esperar ate 34 semanas ptira-lo,ja aplicou o corticodio e fiz uso de antibiotico p evitar infeçao,graças a meu deus está dando tudo certo,fiz uma dopper e vimos q o fluxosanguinio dele ta otimo,rins,bexiga funcionando bem,ja pesando 1k290 gr e 38cm,tenho muita fé em deus,sei q tudo vai da certoem nome do senhor jesus...tb faço exame de sangue a cada 2 dias p ver se tem alg infeçao,pois,se acusar qualq inicio de infeçao ja tira o bebe..entao é isso amigas,vou seguindo minha batalha,sei q cada segundo q passo aqui vai valer a pena,tenham fé,o nome do meu bebezao é samuel..ele luta comigo,vendo a vontade dele de viver me da ainda mais forças p lutar e so sairei desse hospital c meu filho nos braços,em nome do senhor jesus,amém..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola claudia tudo bem com o samuel? pois estou vivendo esta batalha, estou gravida de duas meninas ana clara e a ana vitoria (apressadinha que com 22 semanas de gestação rompeu a bolsa), é muito dificil, estou fazendo exames tomando antibiotico para nao ter infecção e no soro para hidratar, sei q nao mais recupero o liquido perdido e sei que ela será menor que a outra que esta muito bem... tenho tido muita fé em deus e seguido as recomendações médicas... semana que vem irei tomar a corticoide e sei que ira dar tudo certo... como vc estou destibada a sair daqui apenas com as minhas princesas no colo... com muita fé assim seja

      Excluir
  59. Oi Thais, adorei seu blog e gostaria q vc me respondesse se é normal está com ILA 8,0 com 19 semanas? Estou tão anciosa, pois sofri um aborto há quase 01 ano atrás e fico preocupada comm essa gestação. O repouso é só deitada ou sentada tb pode? Tem uma quantidade de água ideal? A alimentação interfere em alguma coisa? Desde já agradeço. Lidia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, repouso é repouso, ficar deitada seria ideal, beber água, não tem quantidade, o ideal seria mais de 4L de água, porém quanto mais você conseguir beber será melhor, água de coco também ajuda, em relação à alimentação quanto mais alimentos com água ajudará para aumentar o liquido! Beijos

      Excluir
  60. olá meninas, meu nome é Renata estoou com 16 semanas e 4 dias, e descobri que estou com pouco liquido, tomo muita agua, mas nao consigo parar de chorar. estou desesperada, to com muito medo de perder o meu bb. os medicos nao me dao muitas informaçoes. tenho fe em Deus que tudo vai da certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erika muito obrigado pela força, adicionei vc no msn para conversarmos mais, estou precisando, estive no medico e sexta vou fazer um ultrassom para ver como esta, se Deus quizer tudo ficara bem.
      Renata

      Excluir
  61. Oi Renata! Meu nome é Érika e passei pela mesma experiência. Com 15 semanas meu ILA era 5, baixo para essa fase, e não diferente de vc tbém chorava e sofria mto mto.. Por isso minha querida, ouça o que vou contar. A primeira coisa que fiz foi buscar informações sobre o assunto e procurar outras opiniões de médicos diferentes. Meu GO disse que meu bb não tinha chance e que mto provavelmente não sobreviveria. Foi então que encontrei este blog. Vez ou outra sempre passo por aki pq foi um dos lugares que mais me ajudou durante este período tão difícil. Sugiro que vc releia os tópicos anteriores e se apegue àqueles que te fizerem bem. Como vai perceber, há uma grande chance de td ficar bem, é guardar repouso e tomar mto líquido. Escrevi alguns depoimentos durante minha gestação, vc vai encontrá-los logo acima. Se quiser me add no MSN(kikinhamg@hotmail.com) pra conversarmos tbém estou à disposição. Minha Maria Flor nasceu com (0) zero de líquido amniótico e não teve nenhuma sequela. Confie em Deus, td dará certo;)Bjs no coração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Érika, obrigada por deixar relatos aqui, sua experiência de vida dá conforto muito mais do que simplesmente esse texto, parabéns pela força! beijos

      Excluir
    2. Imagina..Thais! Eu quem agradeço, não só pela criação do blog, mas pelo apoio ,carinho e conforto destinados a mim em momentos tão difíceis como os que passei. Obrigada por td! Abraço carinhoso;)!

      Excluir
  62. OLA MEU NOME E KAREN E ESTOU MUITO NERVOSA ,ESTOU COM POUCO LIQUIDO 8,5 E 25 SEMANAS DE GESTAÇÃO JA FIZ O DOPPER E OS ORGÃOS DO BB ESTÃO FUNCIONANDO BEM...NOSSSA E MUITO RUIM SABER Q TEM ACONTECENDO !!!!N SEI OQ FAZER PARA AJUDAR MEU BB !!!!

    ResponderExcluir
  63. olá meu nome é Bruna estou de 33 semanas e meu il está 9, estou preocupada é perigoso?
    desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  64. Olá, meninas! Tb vim procurar informações. Estou na minha segunda gestação. A primeira correu td bem. Minha filha hj tem 3 anos. Estou grávida novamente, com 22 semanas. Fiz a morfológica hj e meu ILA deu 92.
    Tenho consulta amanhã e estou nervosa, mas confio no Senhor de que td dará certo. Já estou tomando mta água e rezando pra dar td certo. Tenho eco daqui a 18 dias. Tomara que td corra bem.

    ResponderExcluir
  65. Oi Marcella! Me add no msn pra conversarmos sobre o assunto. Tive o mesmo problema, tbém nessa fase da gestação.. kikinhamg@hotmail.com Bjs!

    ResponderExcluir
  66. Olá, meu nome é Priscila e estou também aflita em relação a perda do líquido.
    Estou com 33 semanas e o líquido do último ultrason foi de 86, e a médica pediu para eu tomar bastante àgua e voltar em 1 semana para fazer um novo ultrason para verificar como ficou. Dra. é muito ruim este número 86????a médica disse que o mínimo é de 74 nesta fase.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Priscila, tdo bom?
      Bem primeiro gostaria de explicar que sou fisioterapeuta, não sou médica, que tiro dúvidas, mas vocês sempre devem confiar nos seus médicos! Existem muitos blogs, muitos sites que nem sempre se podem confiar e às vezes deixam vocês mais tensas.

      Bem voltando a sua pergunta, seu liquido está um pouco baixo, o normal para essa época seria 90, o ideal é tomar bastante água, água de coco e fazer repouso.

      Espero que tdo fique bem... Boa gestação!

      Excluir
  67. Olá meu nome é carla tava com 20 semanas de gestaçao qd descobri que estava com liquido baixo desde entao venho bebendop muita agua ppois hj fiz outra ultra e continua baixa o liquido ja entrei nas 24 semans e nao sei mais o que fazer bebe muita agua durante o dia todo pois quinta feira irei no meu medico vamos ver o que ele indicara pra mim fazer estou muito preocupada, pois ja engravidei outra 2 vezes e nao tive nada agora estou com esse problema se alguem puder me ajudar eu agradeço.....
    Um grande beijos a todos
    Muita sorte!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Carla... existem algumas alternativas depedendo do caso, mas isso só seu médico irá poder lhe indicar... faça repouso!!

      Força...

      beijos

      Excluir
  68. ola meu nome e alessandra!
    fiz um ultrason 27/07/12 e a medica disse q minha bb naum tava com o peso e o tamanho normal e o ila era de 14.8. dai dia 06/08/12 ela pediu outro ultra e to de 34semanas e 4 dias e no ultra deu q o ila esta 12.5.diminuiu ne?
    gostaria q alguem me responde se se isso e normal ou se minha bb esta correndo algum risco estou preuculpada pq so tenho medico dia 20 deste mes!! alguem me ajude por favor!!
    obrigado desde ja alessandra oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandra realmente está baixo, ligue para sua médica e veja se ela pode te atender antes... ela é a melhor pessoa para te dar uma resposta, pois ela conhece seu caso, no entando, tdo está sendo acompanhado de maneira correta, tomando as medidas certas não tem que ter medo, confiança no seu médico é o que precisa no momento. Enquanto nao for ao médico, faça repouso e beba bastante agua.

      Beijos e melhoras...

      Excluir
    2. ola thais agora que eu descobri e eu nao fiz nenhum acompanhamento ainda voce acha que eu devo me preoculpar?? bjux alessandra...
      obrigado pela atençao!!!

      Excluir
  69. tenha calma, amanha ligue para sua médica e diga oq está passando... e ela irá te avaliar!!!

    Vai dar tdo certo!!

    mande noticias!!

    beijao

    ResponderExcluir
  70. Bom, vi este post na procura do google por mais informações, pois com 32 semanas fiquei internada com baixo líquido amniótico com soro por uma semana. A médica me afastou e estou chegando à 38.a semana. O líquido baixou um pouco no último ultra e provavelmente minha baby nasce no máximo até dia 20. O que eu tenho a dizer para todas que passam por isso é: confiem no profissional e se vcs n confiarem, é melhor procurar outro médico em quem confiem... A minha obstetra é de muita confiança e seguindo suas orientações n tive problemas tanto nesta gestação como na primeira (inclusive, na primeira n tive problema nenhum, somente nesta que apareceram estes percalços). E o médico vai tratar cada caso de um jeito e recomendar repouso e muito líquido.
    Boa sorte a todas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom estou passando por isso estou com 32 semanas e 5 dias estou tomando soro e tmb um remédio para segurar o bebê para não nascer antes e tmb tomei injeção para fortalecer os pulmões do meu bebê.
      Vai tudo certo tenho que fé que ele vai nascer no tempo certo.

      Excluir
  71. Boa tarde a todas que estãõ passando por eese cantinho abençado,onde mim fortaleçi muito nesse momento desde manhã estouba ler todos esses comentarios, pois estou com 25 semanas de gestação e também estou com Ila diminuido,não sei em numeros pois a ultra som que fiz o médico mostrou que são 4 sinais de + e eu ja havia perdido 2 desses snais, então essa ultra foi realizada dia 20 desse més, proximo dia 30 irei fazer outra ultra estou confiante que terei boas noticias, pois estou fazendo o repouso absoluto como mim mandou o obstetra,depois de ler os depoimentos aqui nesse blogue estou super confiante que ira da tudo certo em nome de Deus...sejam confiantes e peçam a Deus que tudo terminar bem.
    Agradeço a pessoa responssavél por este espaço maravilhoso que mim deichou mais confiate. Que Deus nos proteja e nos ilumine.
    Meu nome é graça moro em Arapiraca Al.

    ResponderExcluir
  72. Oi, sou Emiliana Teles...
    Ontem fiz uma US e o meu ILA deu 21,2, não entendi bem mais a auxiliar do medico acabou falando que estava baixo estou gravida de 35 semanas... minha próxima consulta esta marcada para o dia 03/10. havia comentado com o meu medico sobre uns liquidos que estava a escorrer na minha vagina ja a algumas semanas mais o mesmo me examinou e disse que nao tinha nada a ver com a bolsa, e sim era uma vaginite que era normal. nao entendi o resultado da US voce pode me ajudar?
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  73. oi gente me nome é gisele ramos estou de 18 semanas e estou com ila 50mm oque isso significa? ta muito ruim?quanto deveria estar com essa idade gestacional?

    ResponderExcluir
  74. ola,meu nome é Flávia, estou com 30 semanas e 5 dias, meu ILA: 95, isso é ruim???

    ResponderExcluir
  75. ola, só quero dar força a todas gestantes que estão passando por este problema,também passei por isso e não tive tanta sorte, acabei perdendo meu bebé aos 6 meses, sigam as orientações dos médicos sem preguiça pois é por uma causa e um bem maior.

    ResponderExcluir
  76. Estou com 21sem e meu ila tava 5,6 estou internada pra toma soro,depois d 2 dias fiz outro ultra e agora esta de 7,4..Preciso saber ql e o ila ideal pra qm ta d 22sem...

    ResponderExcluir
  77. Olá meninas estou com 20semanas... fiz a morfologica e o meu líquido deu diminuido 17mm e os órgãos do bebê estão funcionando direitinho. Estou seguindo a risca o que meu obstetra pediu (repouso e bastante líquido). Adorei esse blog, pois fiquei mais confiante depois ter lido todos os depoimentos e em especial os da Erika. Tenho fé em Deus que tudo dará certo e nós vamos conseguir reverter essa situação.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Carina, são essas as orientações... depois conte como está!

      Espero que tenha dado tudo certo!

      Abraços

      Excluir
  78. Oi boa tarde a todas gestantes que estão nesse momento lutando para reverter esse quadro em que se encontram, quero deichar aqui minha experiençia nesse assunto.
    Gente depois de muito repouso e litros de liquidos que tomei, não teve jeito minha bebê nasceu quando completei 31 e 5 dias de gestação ela nasceu prematura com 1,845kg e 43 centimetros ficou 2 dias na uti neo e ficamos interna 26 dias na maternidade pois ela precisava tomar antibioticos para prevenir uma possivél infecsão, e hoje quase 3 meses depois da minha cesaria estamos super bem ela cada dia ganhando peso e estatura,por isso mamães não desanimem e se tiver que fazer uma cesaria de urgençia como no meu caso somente se entreguem nas mãos de Deus e o resto ele o fara. Boa sorte a todas fé em Deus sempre. um feliz natal e um ano novo repleto de paz e saúde a todos nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom gracinha... bons exemplos como esse sempre animam as gestantes que estao passando por isso... obrigada por deixar seu depoimento!

      Excluir
  79. Oi meninas,me chamo Veronica e estou gestante de 30 semanas. Ontem fiz ultrasom e a medica me disse que a quantidade de liquido aminotico esta a abaixo do normal (ila 7) estou preocupada pois sou hipertensa e todo dia tomo quatro vezes ao dia remedio e minha pressao sempre alta. já relatei o caso para minha go mas mesmo nos meus resultados de proteurina dar pre-eclampsia a dra sempre me diz que esta normal. Quem puder me dar uma dica uma opinião no que posso fazer no meu caso agradeço imensamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá veronica espero que esteja tudo bem com vc e seu bb.. não posso dar opiniao sobre seu caso, só um medico mesmo!

      abraços

      Excluir
  80. Estou passando pela mesma situação.
    Estou com 33 semanas e 7.0 de ILA.
    minha proxima consulta é só em janeiro.
    devo me preocupar?

    ResponderExcluir
  81. Estou de 21 semanas e fiz a ultra morfologica e o medico disse que o liquido esta baixo, estou preocupada pois vou passar com meu médico dia 03/01.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá boa noite.Eu estou gravida de 22 semanas e acabei de saber que o meu liquido tambem está baixo. Estou muito preocupada e gostaria de saber o que o seu médico lhe disse na consulta.

      Excluir
  82. olá Meninas Meu Nome é Fernanda..Boa Noite!!Tbm estou passando pela msm situação de vcs...estou com 29 semanas e meu ILA tá de 8,6...Estou muito preocupada...Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beba muita agua e faça repouso... que deus te ilumine e tdo dará certo!

      Excluir
    2. Boa Noite..De 8,6 baixou para 4 de ILA e estou internada à 8 dias e meu líquido até agora continua do mesmo jeito,nem baixou nem diminuiu..estou de 32 semanas..estou muito preocupada,já são 16 soros atá agora e nada de repor.

      Excluir
  83. ola boa noite meu nome é Denise perdi meu primeiro filho por falta de liguido, estava com 6 meses de gestaçao quando foi feito o parto cesaria mas ele so soberviveu 17 dias ñ resistiu e veiu a falecer... agora tenho medo de acontecer de novo, o q vc acha eu corro esse risco, vc ja viu algum caso assim q na segunda gestaçao ñ aconteceu nada? mim responde Thais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Denise sinto pelo seu bebe, eu não acompanhei nenhum caso que na segunda gestacao teve redução nao, mas acredito que vc tem que conversar com sua médica que só ela poderá te passar confiança e te explicar tudo, eu sou fisioterapeuta acompanho muitas gestantes, mas a maioria delas sem intercorrências..

      Tenha fé que tudo dará certo!

      abracos...

      Excluir
  84. Olá,meninas fiz uma ultra com 25 sem e o meu ILA deu 55 mm,minha médica pediu que refizesse uma outra ultra depois de três sem será que devo esperar todo esse tempo para refazer?Estou fazendo repouso e bebendo muito liquido como recomendado.

    ResponderExcluir
  85. ola mammaes fiz uma ultrasson ontem estou de 36 semanas e meu liquido aminiotico naum pode abaixar,tava cm um pouco de medo,mas agora to traquila tomando bastante agua,de repouso e confiando em Deus..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola. Meninas sei que vocês já passaram por isso então me ajuda estou com 18 semanas e perdi todo o líquido tenho medo do que pode acontece

      Excluir
  86. Ana Paula C. Fernandes21 de abril de 2013 às 14:52

    Olá Mamães! Estou de 23 semanas e meu ILA 85 mm, o meu médico solicitou que eu tomasse 3 lts de água e repouso. Gostaria de saber se vocês estão ficando deitadas e sem fazer qualquer atividade doméstica? Pois ele não me detalhou como seria o repouso.
    Deus abençoe à todas e seus bebês!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei ana...o ideal é ficar de repouso absoluto mesmo...ate aumentar um pouco....melhoras...

      Excluir
  87. Ana Paula C Fernandes22 de abril de 2013 às 15:55

    OK Thais

    Agradeço pelo retorno! Seguirei suas recomendações!

    Muito Obrigada

    Ana Paula

    ResponderExcluir
  88. boa noite gostaria de saber se é possivel no dia 20/4 deu que tinha 80mm de liquido e no dia 25/4 fiz outra ultra e deu 110mm mas a medica errou varias vezes nos calculos pode voltar assim mrapido o liquido estou confusa.desde ja obrigada

    ResponderExcluir
  89. Boa tarde meninas !
    Eu tive perda de liquido com 35 semanas, fui ao hospital e fiquei internada por 24 h tomando soro, tomei 2L e 500 minha barriga fico durinha e meu bebe passou a se mexer mas do que antes.
    Acredito que se vc esta com perda de liquido não fique se perguntando se isso é normal, vai correndo pro hospital pq seu filho pode ter uma parada respiratória.


    Beeijos

    ResponderExcluir
  90. Boa tarde
    Fiz minha ultra deu liquido em quantidade reduzida
    ILA 76 e estou com 27 pra 28 semanas a GO pediu pra tomar muita agua sucos de melao e melancia sera que ajuda mesmo aumentar.??? Socorro obrigada

    ResponderExcluir
  91. Olá meninas!! Com 33 semanas passei uma noite com muitas dores na barriga, no dia seguinte fui atrás do meu médico, e eu já havia vindo com uma dores na barriga a um mês, principalmente quando chegava do trabalho aí eu repousava e passava, mas nesta noite foi diferente não consegui dormir, meu médico sempre disse que era normal,...então fui deixando,...mas esta noite eu vi que não era normal. Então meu médico aceitou um remédio para prevenção de parto prematuro e uma ultrasom. No mesmo dia eu fiz a ultrassom deu ILA 5,2 muito baixo,....e á noite ás 21:00 fui atrás do médico de novo e ele viajou a tarde, uma enfermeira ligou para ele, e ele simplesmente me disse para procurar um outro profissional caso me sentisse muito insegura ou ir para um outro hospital de uma outra cidade que possuía mais recursos, por que ele estva longe e só no outro dia de manhã ele retornava....Naquele horário onde eu acharia um outro médico??? Viajar para outra cidade???Coloquei na mão de Deus e esperei meu médico me atender no outro dia ás 085:00 horas da manhã....Ele ficou desesperado e eu mais ainda, pois há um mês atrás eu havia dito que estava com e eu até pedi uma ultrassom e ele me recusou disse que logo teria que fazer outra de novo, duas em seguida,....antes ele tivesse me dado pois era eu que ia pagar ...Pois naquele momento ele me transferiu urgentemente para um hospital do SUS com direito a internação e UTI, caso fosse ter o bebê....Enfm fui levada de âmbulância, muito nervosa e com a barriga super dolorida...gfiquei internada por dois dias, na ultrasom deu ILA 8, fcicou duvidoso para os médicos, internei na quinta e voltei para casa na sexta, e na segunda voltei de novo fiz outra ultrassom deu ILA 5, na 3ª ultrassom comprovou realmente a perda de líquido, mas pela regra do hospital só poderiam fazer a cesária com ILA inferior ou igual a 3, voltei para casa de novo, fazendo muito repouso e retorno amanhã outra vez....agora com 35 s e 5 dias. Estou sendo acompanhada pelos médicos deste hospital,....e o meu médico mesmo, nem pra ligar ele ligou pra saber de mim e a bebê, isso que eu pagava o carnê (particular), agora estou pelo SUS, e sendo mais acompanhada e bem melhor tratada pelos médicos....agora fui encaminhada para um médico que só faz parto de risco,...Estou rezando todos os dias...e peço que todos orem por nós ....Tenho fé que saíremos desta semanas de risco....e assim que completar 37 semanas sei que minha filha não será mais prematura....Mas minha fé é muito grande....às vezes tento me acalmar mas não consigo, mas agradeço a todos pessoas que estão me ajudando....agora estou em repouso sem poder fazer nada....mas é para o bem da minha filha...Adriana e Aira minha filha meu amor....

    ResponderExcluir
  92. Olá eu estou de 21 semanas, e estou tendo perda de liquido, segundo a medica minha unica opção de tratamento será repouso e no minimo 6 litros de água por dia. Mas não me deu muita esperança. Será que posso ter esperança?

    ResponderExcluir
  93. Olá meninas,
    Quero contar que 10 dias atrás eu tomei um susto, semelhante ao que vocês relatam, quando fui fazer a ultra morfológica, o liquido estava em 5,3cm e eu estava quase completando 23 semanas. Sai do consultório arrasada, porque também não foi me dado esperanças, mas após ler esse blog decidi deitar e tomar muito liquido, algo em torno de 4 a 5 litros/dia, no inicio é bem difícil tomar tanta agua, mas 1 semana depois fiz nova ultra e o liquido já tinha subido para 8,7cm... Fiquei muito animada... valeu meninas por repartirmos desses momentos.

    Eveline, você já conseguiu contornar a situação?

    ResponderExcluir
  94. oi pessoal vou ser pai de gêmeas e estou desesperado minha esposa rompeu a bolsa e esta internada para tentar recuperar a outra bolsa esta normal os médicos não explicam muita coisa algum caso parecido pra me dar esperança

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esqueci de dizer meu nome é Alex e ela esta de 19 semanas

      Excluir
    2. Estou nesse momemto com uma pcte no hosp recupersndo bolsa rota..., rompeu ontem as 9:30 e o ila estava 7,5 e agora o ila esta 10....vai dar tdo certo..fique tranquilo...

      Excluir
    3. é normal cada dia uma informação diferente hora ela ta recuperando hora falam que ela ta sem liquido e se tudo der errado com a bolsa que furou como fica a bolsa que esta perfeita e os médicos dizem que esta tudo bem com as duas crianças

      Excluir
  95. Paula

    Estou com 36 semanas e dois dias. Fiz uma ultra com perfil e a bebê está ótima. Tudo normal, graças a Deus! A placenta grau II e o ILA diminuído 5,42mm. A médica pediu que repetisse a ultra em 5 dias, e fizesse com dopler. Devo me preocupar? O que fazer?

    ResponderExcluir
  96. Estou passando a mesma situação fiz uma ultra dia 27/08 e deu ila 10 a médica mandou ficar em repouso absoluto, mais p piorar o rim do meu bb tá mt dilatado mais até que ele tá desenvolvendo bem, tá com quase dois kg placenta grau 2 ninguém conseguiu entender ainda sobre o rim, não sei como perdi esse líquido, to mt angustiada mais tenho orado muito e creio num grande milagre de Deus, fiquei interessada nesse soro ringer q li por aqui, minha médica só passou cort icoides p o pulmão mais vou tentar ir no hospital falar com outro médica... está nas mãos de Deus...

    ResponderExcluir
  97. OI . Meu nome e liliane. Estou passando por uma situacao parecida .essa e a minha segunda gravidez .a minha primeira correu tudo bem ,sem nenhum problema . Nessa segunda gravidez tudo ia muito bem ate 24 semanas . Fui fazer o ultrassom e acusou liquido diminuido .77 mm. E nas proximas ultras so diminuindo ...66 mm,53 mm,47 mm, 43 mm,36 m ate chegar a 29 mm.fui internada em repouso absoluto .muito liquido e exames sem fim .nos exames nao constou nenhum problema .nem comigo ,nem com minha bebe ,gracas a Deus .o liquido entao subiu e sai do hospital com 100 mm. Passaram-se 6 dias e o liquido baixou para 43 mm.voltei a ficar internada .tornou a subir e com 32 semanas e 6 dias sai do hospital com 100 mm. Hoje estou com 34 semanas e o liquido esta 73 mm. Segunda vou repetir o ultra e se tiver mais baixo vou ser internada novamente . Mas estou confiante que Deus nos guardara e vou levar essa gestacao ate o final .

    ResponderExcluir
  98. Oi meu nome é Jaqueline, estou com 18 semanas e desde 17 semanas o líquido é zero. O meu GO e o especialista em medicina fetal estão querendo injetar o soro dentr... Eles dizem ser um procedimento arriscado, assim como ficar sem líquido também é...tenho ficado em repouso absolutoe bebendo muita água, mas não vi melhoras e estou com muito medo desse procedimento. Alguém ja ouviu falar nisso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi sói Ane, como estas hj?e teu bebê... Comunhão acabou sua história.. Estou passando por isso...

      Excluir
  99. Olá
    Meu nome é Naira estou gravida de 27 semanas e desde 23 semanas que estou com diminuição de liquido fiquei internada duas vezes, da primeira estava com ILA 42, fiquei 5 dias internada e sai com ILA 78.
    duas semanas depois voltei para o hospital com uma grave infecção urinaria e ILA 34, fiquei 8 dias internada, realizei vários exames de sangue para descobrir uma provável causa, mais todos meus exames deram normais, minha princesa esta se desenvolvendo muito bem, na semana passada fiz um exame chamado eco-doppler-cardiovascular no coração da bb, o resultado deu normal, os órgãos parecem estar se desenvolvendo bem e normais hoje de manhã fiz um ultra e ela esta com 34 cm e 1067 kg dentro da normalidade para idade gestacional, no sábado vou realizar uma outra ultra com um medico renomado em São Paulo que da aulas de pós graduação aqui na minha cidade, ele é especialista em ultrassom minha medica acha que ela pode ver algo que ela não conseguiu enxergar ainda, depois do exame ela vai decidir se vamos fazer uma ressonância magnética para ver os rins da bb que aparentemente parecem normais, estou muito apreensiva de repouso absoluto e orando para que minha gestação vá até as 35 semanas que é quando corremos menos risco de complicações, já chorrei muito e agora estou mais aliviada lendo os comentários, Thais obrigada pelo post, ajuda muito saber que não estamos sozinhas em momentos como esse, fico aqui orando por mim e por todas que se encontram na mesma situação...bjos, na semana que vem volto para contar como foi no exame.

    ResponderExcluir
  100. Olá
    Meu nome é Naira estou gravida de 27 semanas e desde 23 semanas que estou com diminuição de liquido fiquei internada duas vezes, da primeira estava com ILA 42, fiquei 5 dias internada e sai com ILA 78.
    duas semanas depois voltei para o hospital com uma grave infecção urinaria e ILA 34, fiquei 8 dias internada, realizei vários exames de sangue para descobrir uma provável causa, mais todos meus exames deram normais, minha princesa esta se desenvolvendo muito bem, na semana passada fiz um exame chamado eco-doppler-cardiovascular no coração da bb, o resultado deu normal, os órgãos parecem estar se desenvolvendo bem e normais hoje de manhã fiz um ultra e ela esta com 34 cm e 1067 kg dentro da normalidade para idade gestacional, no sábado vou realizar uma outra ultra com um medico renomado em São Paulo que da aulas de pós graduação aqui na minha cidade, ele é especialista em ultrassom minha medica acha que ela pode ver algo que ela não conseguiu enxergar ainda, depois do exame ela vai decidir se vamos fazer uma ressonância magnética para ver os rins da bb que aparentemente parecem normais, estou muito apreensiva de repouso absoluto e orando para que minha gestação vá até as 35 semanas que é quando corremos menos risco de complicações, já chorrei muito e agora estou mais aliviada lendo os comentários, Thais obrigada pelo post, ajuda muito saber que não estamos sozinhas em momentos como esse, fico aqui orando por mim e por todas que se encontram na mesma situação...bjos, na semana que vem volto para contar como foi no exame.

    ResponderExcluir
  101. Olá meu nome é Millena e estou grávida de 36 semanas meu ILA está 78,0 mm gostaria de saber se está muito abaixo do normal?

    ResponderExcluir
  102. ola, descobri que o liquido ILA esta a baixo dos limites inferiores do limite de gestação que é d 34 semanas estou com 90 melimetros, e grau 1 para maturidade, oq sera q siginifica ?... ainda nao me esclareceram isso...

    ResponderExcluir
  103. Olá Meninas, Fiz uma ultrason com 32 semanas deu Ila 5, 0 estou muito preocupada o que isso pode fazer de mal para o meu bebê, estou bebendo bastante água e fazendo muito repouso.

    ResponderExcluir
  104. Olá meninas, meu nome é Mariana... estou na segunda gestação, com 19 semanas e estou com liquido baixo. Na minha primeira gestação, também tive o mesmo problema, porém eu já estava com 29 semanas quando tudo começou, fiquei internada quase um mês para conseguir levar adiante a gravidez, tive alta com 33 para 34 semanas, e de repouso total, cerca de 3 dias depois fiz um ultra e o liquido baixou de novo, fui novamente internada, tomei 2 injeções de corticoide e com 35 semanas os médicos me falaram que o bebe poderia entrar em sofrimento, e optaram a indução do parto, o Bernardo nasceu com 41 cm e 2.010 kg, saudavel, não precisou na uti, tive alta mas ele ficou no hospital ainda uma semana por conta de ictericia que é normal... hoje tem 3 anos é lindo e super saudavel. Agora a cena se repete, porem estou só de 19 semanas, estou de repouso absoluto, ingerindo muito liquido e agua de coco, as vezes bate um medo de acontecer alguma coisa, mas estou super confiante e feliz... sei que meu Heitor é forte e o liquido vai se normalizar Ila 8,3...Amanhã tenho ultra p ver como está... meu GO me deixou bem tranquila, e falou que o liquido pode se estabelecer sim, só depende de mim... Para quem passou por isso ou está passando, sejam confiantes, e repouso total e muitoooo liquido... Tudo dará certo... beijos

    ResponderExcluir
  105. estou com 30 semanas e 4 dias estou preocupada pois estou perdendo liquido.bati US e deu ILA=112,isso é normal?alguém pode mim ajudar?na US deu o seguinte:D.B.P;7,8cm
    C.C:27,2cm C.A:27,5cm C.F:5,8cm HUM:5,2cm PESO FETAL:1752g

    ResponderExcluir
  106. oi meu nome e maria isabel estou com 17 semanas e meu ILa esta em 0 estou desesperada estou perdida.

    ResponderExcluir
  107. Olá ...estou de 20 semanas e 4 dias...meu ILA é de 4,2cm e estou com mto medo...o bebê não está desenvolvendo como deveria devido a falta de líquido .A idade gestacional da cabeça é de 18 semanas e o corpo de 16 semanas e alguns dias...o que faço? Devo ir ao pronto socorro??? Alguém me ajude,por favor!!

    ResponderExcluir
  108. Ola estou gravida de 22 semanas e desde o 3 mes estou tendo problemas com as formacao do meu bb ele esta com rins multicisticos, derrame no pericárdio direito e tn aumentada, ausência osso nasal e agora recebi a informação que o bebe ja esta centralizando o q carateriza a insuficiência de que ele esteja conseguindo distribuir sangue para que os órgãos sobrevivam...estou muito nervosa

    ResponderExcluir
  109. Ola! Estou escrevendo para tentar descobrir o que pode ter ocorrido na minha gestação. Grávida de 37semanas e 3 dias, fiz uma ecografia com doppler e a quantidade de liquido amniotico estava normal. Dois dias depois, tive um pico de pressão na madrugada e cheguei ao hospital com 17x11. Fui internada e a cesária realizada no mesmo dia. Para minha surpresa (e do GO tb) eu praticamente nao tinha mais liquido amniotico. O que pode ter ocorrido nestes dois dias? E eco pode estar errada? Obrigada!

    ResponderExcluir
  110. Meu nome e Renata Barbosa. E vou contar um pouco da minha historia pra vcs. Depois de quase 4 anoz tentando engravidar consegui em 2013 fi ar gravida de gemios atraves de tratamentomais com quase 3 meses predi meus bebes. Em abril de 2014 atra es de tratamento consegui engravidar novamente estava tudo indo bem ate q madrugada de 20 de agosto quando faltavam 2 dias para eu completar 20 semanas rompeu a minha bolsa e dd 11 o meu ILA foi pra 4. Fiz o ultrason no dia e a minha Marina estava bem. Fiz o exame de sangue e urina e td certo gra as a Deus. Estou de repouso tomando cerca de 4 litros de agua entre suco de soja agua de coco e agua natural comendo mt fruta. Mrsmo assim estou percendo um pouquinho durante o dia no absorvente e algumas vezes com vestigio de sangue meu medivo diz ser normal. Sexta e sabado ouvimos o coraçaozinho da minha pequena guereira e esta com os batimentos normais graças a Deus. Gostaria de saber quem ja passou por isso e de td certo??? Oque fizeram para conseguir repor esse bendito liquido?? Me ajudem

    ResponderExcluir
  111. Ola, Thais Ramos

    Boa tarde.

    Meu nome é cleidiane estou de 26 semanas de gestação e estou com poli-hidraminio sei que é aumento de líquido. Porém sinto sair um líquido oki se estivesse fazendo xixi já tem uma 2 semanas que percebi isso e pra piorar estou com colica gostaria de saber se isso normal na verdade estou comedido talvez seja por ser a minha primeira gestação. Hoje fiz uma ultrasson morfologica segundo o médico o bebê está muito bem graças a Deus. Porém queria saber se é possível ter perda e aumento de líquido ao mesmo tempo.

    Desde já muito obrigada pela atenção fiquem com Deus!!!

    ResponderExcluir
  112. Galera boa tarde. Fiquei sabendo ontem através do resultado de uma ultra e da boca da secretaria da medica pq ela não se deu o trabalho de me explicar o q estava acontecendo, no meu laudo veio escrito oligoidrâmnio e a medica mandou dizer q significava pouca água na placenta, estou com 12 semanas , e no laudo não diz a quantidade de líquido que tem , só diz q a quantidade é compativel para 10 semanas. Eu estou muito agoniada , é lógico, fui procurar na internet e só encontro resultados negativos para esse oligoidramnio, to cada vez mais desesperada. Por estar com tão pouco tempo estou muito assustada , e tbm pela falta de informação. Se alguma de vcs tiverem uma informação mais completa pra me dar , estou no aguarde. Beijos e sorte a todas vcs.

    ResponderExcluir
  113. Galera boa tarde. Fiquei sabendo ontem através do resultado de uma ultra e da boca da secretaria da medica pq ela não se deu o trabalho de me explicar o q estava acontecendo, no meu laudo veio escrito oligoidrâmnio e a medica mandou dizer q significava pouca água na placenta, estou com 12 semanas , e no laudo não diz a quantidade de líquido que tem , só diz q a quantidade é compativel para 10 semanas. Eu estou muito agoniada , é lógico, fui procurar na internet e só encontro resultados negativos para esse oligoidramnio, to cada vez mais desesperada. Por estar com tão pouco tempo estou muito assustada , e tbm pela falta de informação. Se alguma de vcs tiverem uma informação mais completa pra me dar , estou no aguarde. Beijos e sorte a todas vcs.

    ResponderExcluir
  114. Olá!meu nome é silvana e estou com 6 semanas e 6 dias de gestação,acabei de chegar de uma consulta,e a médica falou que posso ter um aborto por ter pouco liquido amniótico, o que devo fazer?estou muito triste

    ResponderExcluir
  115. Em repouso e tomando muita água já se encontra, a minha "FILHA" (nora), e rezamos muito todos nós porem com todos estes postes, eu faço a pergunta mais importante; quantas destas mães que aqui postaram conseguiram levar a gestação ao sucesso, até o fim e hj. já está com seus filhos(as) em seus braços? quantos conseguiram realizar este sonho? quantas destas mães, podem nos dar noticias animadoras? Minha FILHA(nora), não está só estamos todos juntos nesta jornada,meu filho sofre em silêncio, com a sensação de impotência em fazer qualquer coisa para resolver; Quem pode nos dar uma boa noticia ou boas? A gestação é gemilar em bolças separadas.(não idênticos).
    no aguardo

    joaquim

    ResponderExcluir
  116. Em repouso e tomando muita água já se encontra, a minha "FILHA" (nora), e rezamos muito todos nós porem com todos estes postes, eu faço a pergunta mais importante; quantas destas mães que aqui postaram conseguiram levar a gestação ao sucesso, até o fim e hj. já está com seus filhos(as) em seus braços? quantos conseguiram realizar este sonho? quantas destas mães, podem nos dar noticias animadoras? Minha FILHA(nora), não está só estamos todos juntos nesta jornada,meu filho sofre em silêncio, com a sensação de impotência em fazer qualquer coisa para resolver; Quem pode nos dar uma boa noticia ou boas? A gestação é gemilar em bolças separadas.(não idênticos).
    no aguardo

    joaquim

    ResponderExcluir
  117. É possível um bebe ficar grudado a placenta em função de pouco liquido amniótico? Se sim isso é possível ser diagnosticado em ultrasom simples?

    ResponderExcluir
  118. Oi boa tarde me chamo lourdes e estou p por uma mesma scão com o liquido diminuido 7 vo faser outra us dia 18 esto de repouso e t muitos liquidos e meu bb e um rapaz vai se chmar kevin pietro tive um partonormal um focepis que o bb veio a falecer 8 h depois de nacido depois tive outra gravidez com aborto espontanio a kiara tem 1 ano e 7 meses foi cesario esto m preoculpada mas espero q corra tudo bem estou com 16 semanas e creio no poder de deus bj atodas fé em primeiro lugar....

    ResponderExcluir
  119. Olá meu nome é thayna fiz uma ultra ontem e meu ILA .deu 9 estou de 36 semanas estou com uma quantidade boa?

    ResponderExcluir
  120. Tou de 36 semanas e 4 dias e meu ila e de 6.6cm nha bebê já pesa 2.500. Segunda tenho consulta será k me puderao fazer o parto ? Neste caso cesária? Bgd felicidades

    ResponderExcluir
  121. olah!!! estou de 37 semanas e 5 dias e estou com 65,0 de liquido amniótico e meu bebe esta fora do peso ideal
    isso pode fazer com q meu medico interrompa a gestação para fazer a cesaria????? me responda por favor estou preocupada eu sou mãe de primeira viagem e nao sei muito sobre essas coisas

    ResponderExcluir
  122. Olá meu nome lucia estou com 40 semanas e meu uma estar 4,7 estou preocupada o meu bebê estar correndo o risco

    ResponderExcluir
  123. Olá, boa noite!
    Eu estou com 33 semanas, fiz uma ultra hoje e meu ILA está 8. Tem algum risco???

    ResponderExcluir
  124. Boa tarde

    Em 2014 passei tb eu por uma gravidez de risco por causa do liquido amniótico inferior ao desejável. Desde as 26 semanas foi só cama e água e medo, muito medo.... A médica que fez a ecografia ás 26 semanas foi muito fria, chorei e ela disse-me: limpe imediatamente essas lágrimas que a sua filha precisa dessa água e mais se não for você a lutar pela sua filha ninguém poderá fazê-lo. Limpei as lágrimas de imediato, disse 2 ou 3 asneiras e ganhei uma força incrível. Bebia 5 l de água por dia. A minha filha nasceu às 37 semanas e saudável. Também como vós procurei informação na net, mas ACREDITEM. O meu ILA às 26 semanas estava nos 7. Houve semanas que esteve nos 4. Ninguém tem uma explicação para tal... mas a minha menina está aqui, linda, saudável. Acho que a explicação é ACREDITAR...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos urgentemente de órgãos doadores em Kokilaben Hospital Índia para o
      soma de US $ 450,000,00 USD, Contact Dr.Donya Hockett via e-mail para mais detalhes.
      Email: donyahocket45@gmail.com
      Telefone: +91 8050781454
      Watsup: +91 8050781454

      Excluir
    2. We are urgently in need of organs donors in Kokilaben Hospital India for the
      sum of $450,000,00 USD, Contact Dr.Donya Hockett via email for more details.
      Email: donyahocket45@gmail.com
      Phone NUmber:+91 8050781454
      Watsup:+91 8050781454

      Excluir
  125. Boa tarde estou gravida de 31 semanas e reduziu o meu líquido amniótico 6,4 e normal

    ResponderExcluir
  126. Boa tarde estou gravida de 31 semanas e reduziu o meu líquido amniótico 6,4 e normal

    ResponderExcluir
  127. Thais, pouco liquido amniótico é indicação de cesária pra quem tenta um VBAC?

    ResponderExcluir
  128. Oii meu nome é Cristina e hj fiz uma ultrasson com dopller e o líquido amniótico deu 8,6 estou de 33 semanas e 5 dias.o médico disse pra mim ficar atenta mas como fazer isso e não ficar preocupada... Me ajudem...e já estou com dilatação.

    ResponderExcluir
  129. Olá meninas! Preciso de uma opniao uma ajuda, com 35 semanas e 5 dias fiz uma ultra e deu ILA 75, o médico que me atendeu que na vdd não é meu médico apenas falo pra eu beber muita água,e hoje já com 38 semanas fui a consulta com minha médica e mostrei a ultra a ela e expliquei, ela me passou um encaminhamento de emergência para fazer um ixame cardiotoco,fiquei um pouco preocupada, ILA 75 é muito preocupante para 35 semanas e 5 dias????? Será que dela até hoje baixou mais o líquido?.Vo ir fazer esse ixame sexta feira cedinho, e oque me assustou é que a médica disse pra que eu fosse preparada caso houvesse algo com minha filha eu ficaria internada, será que para uma cesária,com qual quantia de líquido amniótico os médicos recorrem a cesária com 38 semanas de gestação??? Pfv me respondao sou mamãe de primeira viagem e os medos são muitos..

    ResponderExcluir
  130. Olá meninas! Preciso de uma opniao uma ajuda, com 35 semanas e 5 dias fiz uma ultra e deu ILA 75, o médico que me atendeu que na vdd não é meu médico apenas falo pra eu beber muita água,e hoje já com 38 semanas fui a consulta com minha médica e mostrei a ultra a ela e expliquei, ela me passou um encaminhamento de emergência para fazer um ixame cardiotoco,fiquei um pouco preocupada, ILA 75 é muito preocupante para 35 semanas e 5 dias????? Será que dela até hoje baixou mais o líquido?.Vo ir fazer esse ixame sexta feira cedinho, e oque me assustou é que a médica disse pra que eu fosse preparada caso houvesse algo com minha filha eu ficaria internada, será que para uma cesária,com qual quantia de líquido amniótico os médicos recorrem a cesária com 38 semanas de gestação??? Pfv me respondao sou mamãe de primeira viagem e os medos são muitos..

    ResponderExcluir
  131. Boa tarde! O meu caso foi muito triste pessoal. Aínada estou me recuperando.no dia 02/06 fui internada numa maternidade de auto risco pois perdi todo o líquido amniótico, fiquei desesperada mais con diante de que tudo daria certo.só que eu estava com 19 semanas de gravidez apenas e a chance era quase nula para a minha bebê. Infelizmente no dia 18/06 eu entrei em trabalho de parto estand o com apenas 21 semanas e a minha bebê já estava em óbito. Essa foi a pior noticia que eu recebi, sofri Muitooooo, tive que fazer curetagem, perdi muitoooo sangue o que fez com que eu precisasse de transfusão de sangue.Enfim sofri muito e ainda estou sofrendo com a perda , o luto.Graças a Deus já tenho uma filha de 10 anos, vou me recuperar e tentar engravidar de nv.
    Cada caso é um caso gente , eu não consegui mais conheci algumas mulheres lá mesmo na maternidade que perderam liquido e estão com seus filhos , o meu problema é que foi muito prematuro.

    ResponderExcluir
  132. Boa tarde! O meu caso foi muito triste pessoal. Aínada estou me recuperando.no dia 02/06 fui internada numa maternidade de auto risco pois perdi todo o líquido amniótico, fiquei desesperada mais con diante de que tudo daria certo.só que eu estava com 19 semanas de gravidez apenas e a chance era quase nula para a minha bebê. Infelizmente no dia 18/06 eu entrei em trabalho de parto estand o com apenas 21 semanas e a minha bebê já estava em óbito. Essa foi a pior noticia que eu recebi, sofri Muitooooo, tive que fazer curetagem, perdi muitoooo sangue o que fez com que eu precisasse de transfusão de sangue.Enfim sofri muito e ainda estou sofrendo com a perda , o luto.Graças a Deus já tenho uma filha de 10 anos, vou me recuperar e tentar engravidar de nv.
    Cada caso é um caso gente , eu não consegui mais conheci algumas mulheres lá mesmo na maternidade que perderam liquido e estão com seus filhos , o meu problema é que foi muito prematuro.

    ResponderExcluir
  133. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  134. oi boa tarde minha ultrasson com dopler deu
    bolsao igual a 4,6 e normal?

    ResponderExcluir
  135. Boa noite, estou de 20 semanas e com 18 e alguns dias meu go disse que meu líquido estava baixo que era para tomar muito líquido assim fiz, uma semana depoius fiz o us deu ILA 92 e que a bebê estava um.pouco menor que o normal, triplique a agua e repeti 5 dias depois o liquido baixou para 84 meu médico pediu para ir no vascular pq a bebê está ótima bexiga e rins funcionando, desconfiaram de trombofilia e entrei com tratamento mesó sem o resultado já que não faz mal para mim nem para o bebe. . Vou repetir daqui uma semana disse que se for isto o liquido já vai ter subido, alguma de vcs foram ao vascular?

    ResponderExcluir
  136. Olá Thais! Adorei seu post. Estou com 29 semas e 6 dias, e estou perdendo liquido. Já estou de repouso e bebendo bastante líquido. Gostaria de saber, se vai parar de sair líquido ou vai continuar saindo até eu ter o baby?

    ResponderExcluir
  137. ola thais fui fazer uma transvaginal e descobri que estava gravida de vinte oito semanas e tres dias pois nessas semanas fiz todos os tipos de exames mas nao foi contatado a gravidez antes da trasvaginal pois o meu ginicologista mandou fazer esse tipo de exame achando q estava com mioma mas era um bb hj estou internada no hospital com pouco liquido e com poblema na placenta cujo o obstreta nao me falou o que seria hj o bb esta com vinte nove semanas e tres dias pois durante essas semanas nao sentia o bb mexer por isso nao percebi q estava gravida segundo o medico foi por causa do remedio da pressao q tomo pois sou impertensa agora q estou internada minha barriga ja deu uma boa crescida e crio bastante liquido sera q quando a quantidade de liquido se repor normalmente vou ter alta ou ficarei aqui ate ter o bb pois na ultra ele esta com 53 cm e 1400kg mas o medico disse q nao vai me dar alta ainda e estou com medo de ser alguma complicaçao e ele nao quer me falar e hj fiz exame de sangue e toque para saber q estou perdendo liquido mas graças a Deus nao estou perdendo liquido nao porque sera q ainda estou internada ainda sera q e algum poblema com minha placenta ou o bb sera q vc poderia tirar minha duvida em relaçao a isso bjs

    ResponderExcluir
  138. Oi! Fiz uma transvaginal e estou com 7 semanas e com redução de liquido aminiotico ja nesses inicio. Conhecem alguem q passou por isso no inicio e deu certo? Estou bebendo 3 litros de agua por dia e repouso!

    ResponderExcluir
  139. Olá meu nome é Joseane, fiz a ultrassonografia estou com 7 semanas e com ILA de 3.7mm, estou preocupada e não consegui falar com a médica,o que fazer??

    ResponderExcluir
  140. Olá meu nome é Joseane, fiz a ultrassonografia estou com 7 semanas e com ILA de 3.7mm, estou preocupada e não consegui falar com a médica,o que fazer??

    ResponderExcluir
  141. Olá, pessoas boa tarde!
    Fiz a ultra. E o medico disse que meu líquido est ruduzido fiquei muito preocupada to com 23 semanas ele disse que era pra beber muita água e repouso. Confesso que estou com medo mais deus esta comigo.

    ResponderExcluir
  142. Olá, pessoas boa tarde!
    Fiz a ultra. E o medico disse que meu líquido est ruduzido fiquei muito preocupada to com 23 semanas ele disse que era pra beber muita água e repouso. Confesso que estou com medo mais deus esta comigo.

    ResponderExcluir
  143. Estou com 27 semanas e com o líquido 7,2 os médicos pediram pra fazer outra ultra-som com uma semana. Mas fiquei apavorada e com muito medo. Vcs sabe oque devo fazer?

    ResponderExcluir
  144. Estou com 32 semanas,e tive internada 4 dias com perda de liquido amniótico, recuperei e na sexta passada fiz um ecodopler e o médico me disse q estou quase voltando ao hospital,desde então estou fazendo repouso e tomando litros de água , que se Deus quiser não vou precisar internar novamente e esta semana vou marcar consulta com minha GO e fazer um novo ultra pra ver os níveis de ILA. Meu nome é Eliane

    ResponderExcluir
  145. Oi meninas estou com 39 semanas e 2 dias meu ila deu 11.7 cm sera que esta baixo

    ResponderExcluir
  146. Oi meninas estou com 39 semanas e 2 dias meu ila deu 11.7 cm sera que esta baixo

    ResponderExcluir
  147. Ola meninas... Com essa o maior desespero após 3 anos tentando ter meu filhotinho chego hoje com 20semanas mais 5 dias com ILA de 7. MEu bebe com crescimento restrito me desesperei. Encontrei forças e muitas palavras positivas aqui. Farei o maximo de esforço para a ingesta de água e meu DEus querido sempre comigo com muita fé. Tenho muito medo de perder meu pequeno(a). Pego o resultado do meu morfologico segunda feira. Venho pra contar o decorrer dessa fase. Um grande abraço.
    Jaque :)

    ResponderExcluir
  148. Ola estou preocupada 24 semanas e illa de 34 mm o que fazer

    ResponderExcluir
  149. Estou nessa situação,c 18semanas ti e ruptura e meu líquido q era normal foi p 2,7 muito baixo internada a 14dias os médicos não mi deram esperanças,mas Deus é maravilhoso e não mi desespero,quiseram q eu tirasse mas o coraçãozinho dela bete e minha esperança é infinita,mi deram alta estou em casa repouso e líquido p tomar e c 22 semanas amanhã vou fazer a morfológica e em nome de Jesus vai está TD bem c minha pequena guerreira,um médico mi disse p eu não mi preocupar tanto c líquido amniótico,e sim c o ganho d peso da bebê , Deus cuida d nós

    ResponderExcluir
  150. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola como VC está hoje? Estou passando pela mesma situação, estou internada ha 16 dias.

      Excluir
  151. Ola meninas me ajudem estou de 19 semanas e descobri q meu liquido eata abaixo de 3 nao sei oq fazer ja fiquei internada 9 dias e o liquido nao sobe eatou muito triste..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me chamo Elaine, como VC esta hoje? Estou internada na mesma situação. Forca para vc

      Excluir
  152. Olá. Sou Meire. Sabem dizer se mêsmo com 40 semanas o líquido pode subir. . Ou será que dá pra induzir parto com ILA abaixou de 5?

    ResponderExcluir
  153. Ola sou Yasmin,estou de 15 semanas e o medico me falo que meu liquido esta super baixo mais ainda continuo bebendo muita agua! Ele tambem me disse que se eu continuar assim meu bebê nao vai sobrevive!!! Alguem sabe me dizer oque eu posso fazer ?

    ResponderExcluir
  154. Oi me chamo Juliana estou de 35 semanas com 33 semanas meu líquido estava 76 fiz outro com 35 e estava 69 fiquei muito preocupada a médica pediu repouso absoluto e bastante líquido ontem passei pelo obstetra e foi feito cardiococo e os batimentos estavam normais vou fazer outra ultra dia 26 mas já saí super tranquila sei q vai dar td certo falta pouco olha muito difícil repouso pq sou elétrica mas sei que é para o bem da minha bebê... assim q fizer a ultra volto pra dizer como está... Boa sorte pra todas e o mais importante confiem em Deus...

    ResponderExcluir
  155. Olá Boa tarde sou carina queria uma ajuda estou com uma dúvida estou gravida de 29 semanas e meu bolsão de líquido amniótico está marcando 4,2 Isso é normal ??

    ResponderExcluir
  156. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  157. Bom dia! Estou de 38 semana e ontem fim uma eco e o médico disse que meu líquido amniótico está com quantidade próxima do limite ILA 86 MM. Isso me deixou preocupada, porque só vou ter obstetra só semana que vem.

    ResponderExcluir
  158. Olá boa tarde, estou muito preocupada pois fiz a morfológica do segundo trimestre e deu o líquido.amniótico baixíssimo minha obstetra denominou como gravidez de risco....Estou de 26 semanas hoje e muito preocupada o que eu faço
    Segundo a morfológica está tudo bem com minha bb.com exceção desse problema com líquido.amniótico
    Meu nome é Reny Chagas

    ResponderExcluir
  159. Oi. Boa noite. Adorei a matéria mas estou com dificuldade em enterder os laudos do meu medico que são em inglês.
    Descobri a medição do líquido olhando a imagem do ultra e conferindo os valores. Sendo eles 36.75mm, 37.21mm, 17.70mm e AFI (não sei o que é) de 91.66mm. Você poderia me ajudar? Estou que nem durmo a noite.
    Obrigada.

    ResponderExcluir