quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Lúpus na gravidez: riscos para quem pretende engravidar

A mulher com lúpus pode ficar grávida, mas tem que tomar as devidas precauções

Jeanne Callegari e Thais Lazzeri

Débora Feddersen













Lúpus é uma doença crônica que ataca o sistema imunológico da pessoa, principalmente mulheres, e pode causar alucinações nos casos mais graves.

Confira com a reumatologista Mirhelen Abreu as principais implicações do problema, principalmente para quem planeja engravidar.

O que acontece quando se tem lúpus?
É o que chamamos de doença auto-imune. Ela confunde o sistema imunológico do paciente, que começa a reconhecer alguns órgãos como estranhos ao corpo, principalmente os rins, as articulações e a pele, e passa a produzir anticorpos contra eles. As causas ainda são desconhecidas, mas sabemos que há fatores hereditários e que ela pode ser desencadeada por alterações hormonais, estresse ou alguma infecção.

A mulher com lúpus pode engravidar?
Pode, mas é necessária uma preparação para que ela engravide num momento em que a doença esteja menos ativa. Deve haver um acompanhamento cuidadoso do obstetra e do reumatologista, que é o médico que, normalmente, trata do problema. Durante muito tempo se considerou que a mulher com lúpus não poderia engravidar, mas isso é mito.  

O Lupus deve estar sob controle ou sem sintomas por 12 meses antes da mulher engravidar. Ficar grávida quando o lupus está ativo pode ocasionar aborto, natimorto, ou outros problemas sérios. O planejamento antecipado é de importância crítica para a mulher com lupus.

Algumas mulheres sofrem ataque de sintomas do lupus durante a gravidez. Esses ataques de sintomas acontecem mais freqüentemente no primeiro ou segundo trimestre de gravidez. A maioria desses ataques de sintomas é moderada e pode ser facilmente tratada.

Quais são os principais riscos para a gravidez?
São aborto no início da gestação, em razão do aumento de estrogênio, hipertensão e parto prematuro. Embora muitas mulheres com lupus tenham gravidez normal, todas as gravidezes com lupus são consideradas de alto risco. Isso significa que certos fatores que causam problemas durante a gravidez são mais prováveis de ocorrer para a mulher grávida com lupus. Porém, isso não significa que ocorrerão problemas durante a gravidez.

Como deve ser a preparação?
Por intermédio do uso de medicação, os chamados imunossupressores, e pelo controle com exames, para que o médico saiba exatamente o momento em que a doença está menos ativa. É importante lembrar que a gravidade do lúpus varia de um paciente para outro.

Cuidados que a mulher com lupus deve ter ao desejar engravidar

Planejar com antecedência e cuidados médico apropriados são muito importantes:
* Ache um obstetra que lide com gravidez de alto risco e que possa trabalhar próximo com seu médico.
* Planeje ter seu bebê em um hospital apto a lidar com pacientes de alto risco e que forneça cuidados especiais que o seu filho possa precisar.
* Faça visitas regulares ao médico durante a gravidez.
* Converse com seu médico sobre quais medicamentos são seguros para uso durante a gravidez.
* Desenvolva um plano de ajuda em casa durante a gravidez e depois do nascimento do bebê. A maternidade pode ser muito cansativa, ainda mais para a mulher com lupus.

O parto de uma grávida com Lúpus pode ser normal ou tem que ser cesariana?

A mãe lúpica pode tentar o parto normal, desde que mãe e bebê estejam bem e controlados clinicamente; no entanto, não deve ser uma preocupação excessiva, pois diante de qualquer problema a cesariana pode garantir a saúde da mãe e do filho. Quando possível procurar um hospital que disponha de uma unidade especializada no tratamento de recém-nascidos pre-maturos.
 

O bebê de uma mulher com lupus será saudável?

Filhos de mulheres com lupus não têm maior probabilidade de defeitos de nascença ou retardamento mental. Em torno de 3% dos bebês de mulheres com lupus terão lupus neonatal. Porém, na maioria dos casos isso some depois de 3 a 6 meses e não retorna.

Durante a gravidez o obstetra checará regularmente o batimento cardíaco do bebê e seu crescimento com ultra-som. Em torno de 30% das mulheres grávidas com lupus terão parto prematuro. Embora isso possa ser um perigo ao bebê, a maioria dos problemas podem ser tratados em hospitais especializados em partos prematuros.

A mulher com lupus pode amamentar?

Amamentação é possível para mulheres com lupus. Porém, alguns medicamentos podem ser passados ao bebê pelo leite materno. Converse com seu médico sobre se é seguro amamentar caso esteja tomando remédios para o lupus. Amamentação também pode ser desgastante para a mulher com lupus.

Fonte: Revista Crescer

11 comentários:

  1. Hummmm...... tem alguem pensando no assunto!!
    Dani

    ResponderExcluir
  2. Depois de 03 anos fazendo tratamento para engravidar descobri que tenho Lúpus, o meu médico me aconselhou a não ter filhos por ser uma gestação de alto risco tanto pra mim como para o baby, era meu sonho, mas nada adianta eu não ter saúde para cuidar de uma criança, certo? então o geito e adotar e cuidar da minha saúde... e seja o que Deus quiser.
    Rosilaine.... MG

    ResponderExcluir
  3. Minha mãe tem lupus,isso significa que eu também vou ter?

    ResponderExcluir
  4. Rosilaine, tente mudar de médico. Meu reumatologista me proibiu de engravidar. Dei as costas para ele e fui atrás do que eu queria. Estou com 6 semanas e tudo certo até agora. Tenha fé e não desista.

    ResponderExcluir
  5. Tenho lúpus a 13 anos e em 2011 tive meu bb , todos os médicos que fui sempre disseram que eu não poderia ter filhos e que o meu lúpus era agressivo e afetava meus rins , troquei de medico , me tratei e resolvi engravidar . Minha gestação foi normal e meu bb nasceu perfeito e até hj o lúpus não se manifestou , levo uma vida normal . Todas vcs podem ter filhos basta se tratar e seguir as orientações do medico o lúpus é apenas um detalhe ! Boa sorte a todas e nunca percam as esperanças !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou grávida, e já li muitos comentários que me deixaram tristes. Deus é poderoso, e ele sabe de tudo! O seu comentário foi a coisa mais linda que li hoje, vou dormir mais feliz! Fica com Deus!! bjoo

      Excluir
  6. Meninas, isso é lenda!!! Eu tenho lúpus há 14 anos. Hoje com 27 anos estou grávida do meu primeiro filho. Estou de 13 semanas e está tudo certo comigo e com o bebê, inclusive alguns exames meus estão ótimos quando comparados antes de engravidar. Cada caso é um caso....não desistam no primeiro não! Encontrem o médico certo que ele com certeza irá orientá-las da melhor forma. Eu tive muito medo também, pois além do lúpus tenho asma...mas Deus é perfeito e não nos abandona jamais!!! SAÚDE A TODAS NÓS!! Cynthia

    ResponderExcluir
  7. Ola boa tarde! Descobrir recentimente k tenho lupus,pretendo engravidar mas minha medica disse que o melhor à fazer e nao engravidar agora...fiquei assustada mas nao vou desistir...alguem ai k tem lupus engravidou e foi uma gravidez saudavel ou tiveram complicacoes?

    ResponderExcluir
  8. Ola boa tarde! Descobrir recentimente k tenho lupus,pretendo engravidar mas minha medica disse que o melhor à fazer e nao engravidar agora...fiquei assustada mas nao vou desistir...alguem ai k tem lupus engravidou e foi uma gravidez saudavel ou tiveram complicacoes?

    ResponderExcluir
  9. Vai fazer 04 anos que descobrir o Lúpus. E esta td bem comigo.. E minha médica disse que não posso engravidar agora.. E fica só adianto.. Qual seria o tempo certo pra engravidar? Aguardo resposta? Me ajudem.. duvidas

    ResponderExcluir
  10. Tenho Lúpus a 4 anos ,
    Estou grávida de 3 meses está tudo tranquilo até agora, fiquei com medo no começo por algumas que ouvi sobre ser de alto risco, mas tenho fé em Deus e se ele me deu esse milagre é Pq ele tem muito planos a mim!!! Boa sorte a todas não desistam

    ResponderExcluir