sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Ajude o bebé a virar


Dedicado a Roberta e a Flávia!! 

Qual a melhor posição do bebé para um parto mais fácil? Existem exercícios específicos que o ajudam a dar a volta? E se for um bebé em apresentação pélvica? Eis a resposta a estas e outras questões sobre as várias posições do bebé no útero e de que forma podem influenciar o momento do nascimento.

1. É importante saber qual a posição do bebé antes do parto?
Sim. A posição do bebé no útero materno pode influenciar tanto o decorrer, como a duração do parto. Caso esteja numa boa posição e se mantenha assim durante o nascimento, o mais provável é que o parto decorra de forma fácil e sem problemas.

2. Então qual a melhor posição em que o bebé pode ficar?
A melhor posição é a occipito-púbica (anterior), o que quer dizer que a cabeça do bebé está a apontar para baixo, as costas estão coladas à barriga da mãe e a face está voltada para a coluna vertebral (da mãe). Esta posição permite uma passagem mais suave pelo canal de parto uma vez que a parte mais pequena da cabeça do bebé atinge o colo do útero (parte baixa do útero) em primeiro lugar. A maioria dos bebés adopta naturalmente esta posição antes do nascimento.

 
3. Quais as outras posições em que o bebé pode estar?
O bebé pode ficar na posição occipito-sagrada posterior (quando a parte detrás da cabeça e as costas ficam junto à sua coluna vertebral), na posição transversal (quando se posiciona ao longo da pélvis com a cabeça de um lado e as nádegas do outro) e em apresentação pélvica (longitudinalmente no útero, com as nádegas ou os pés junto do canal de parto).

Posição occipito-sagrada posterior

Posição occipito-sagrada posterior

4. Como posso ajudar o meu bebé a adoptar a posição mais adequada?
Existem alguns exercícios, desenvolvidos pela parteira neozelandesa Jean Sutton, denominados OFP (‘optimal fetal positioning’). O truque passa por se manter activa durante a gravidez, o que influencia o bebé a adoptar a posição mais correcta no útero. Também é importante que passe algum tempo por dia na «posição de quatro» (quatro apoios, dois joelhos e duas mãos no chão) e que rode as ancas.



5. Existem provas que a OFP resulta?
Não existem muitos estudos sobre a eficácia da OFP. No entanto, um artigo publicado pela base de dados Cochrane (organização independente e sem fins lucrativos que disponibiliza informação sobre saúde) revelou que passar dez minutos por dia com as mãos e os joelhos no chão pouco influenciava a posição do bebé. Outro estudo revelou que, quando os bebés estão na posição occipital posterior durante o parto, se a mãe passar pelo menos 30 minutos ‘de quatro’, ao fim de uma hora o dobro dos bebés adoptam a posição occipital anterior. Quando Jean Sutton foi promovida a chefe de parteiras numa maternidade da Nova Zelândia, graças aos seus exercícios conseguiu que a taxa de partos com a ajuda de fórceps descesse de três a quatro por mês para dois a quatro por cento ao ano.

6. Qual é o problema da posição costas-contra-costas?
O trabalho de parto pode ser mais demorado e desconfortável caso o bebé esteja na posição occipital posterior e a grávida pode ter mais dores nas costas, uma vez que a cabeça do bebé está a fazer pressão na sua coluna vertebral. Ele vai ter de rodar 180 graus antes de nascer e pode ser doloroso. As contracções vão ser a dobrar para dilatar o colo e de forma a posicionar o feto. Caso o bebé não vire, pode ser necessária a intervenção de fórceps ou ventosa para o ajudar a nascer.

7. E se o bebé não der a volta?
Nos casos em que o bebé está em posição transversal ou em apresentação pélvica, os médicos optam pela cesariana para evitar complicações para a mãe e para a criança. É uma das poucas situações para as quais a cesariana está indicada.

8. Se não é habitual, por que razão o meu bebé está nesta posição?
Segundo Jean Sutton, assistiu-se nas últimas décadas a um aumento significativo de bebés na posição occipital posterior. Tal pode ser explicado pelo estilo de vida sedentário das mães. Permanecer muito tempo sentada pode fazer com que o bebé se posicione contra a sua coluna devido aos movimentos da pélvis. Ao contrário, se permanecer activa e de pé, tal irá aumentar as hipóteses do bebé adoptar a posição occipital anterior.

9. Será que a cabeça do bebé não vai ‘encaixar’ se estiver na posição posterior?
Os bebés em posição occipital posterior têm menos probabilidade de se posicionarem correctamente antes de começar o trabalho de parto. No entanto, de acordo com as recomendações do Instituto (britânico) Nacional para a Saúde e Excelência Clínica (NICE) este não é um problema. «Quando o trabalho de parto começa, a cabeça molda-se um pouco e a pélvis cede perante as contracções uterinas. A combinação destes factores facilita o processo».

10. Em qual das etapas da gravidez o bebé começa adoptar a melhor posição para nascer?
O bebé começa a mover-se desde o início da gravidez e muda de posição à medida que vai crescendo. No final da gestação, com o espaço reduzido ao mínimo, vai descer até à pélvis e adapta-se à posição em que irá nascer. Isto acontece por volta das 35 semanas.

11. O que posso fazer para encorajá-lo a ficar na posição correcta?
Adoptar o hábito de ver televisão ajoelhada no chão, não cruzar as pernas (uma vez que diminui o espaço na parte da frente da pélvis) e manter-se activa durante a gravidez pode ajudar o bebé a adoptar uma posição correcta.

12. Será que há problema se dormir de costas?
Os especialistas não aconselham as futuras mães a dormir de costas, especialmente nos últimos meses de gravidez, devido à pressão que é colocada no útero, o que restringe o fluxo sanguíneo.

13. O que posso fazer se o meu bebé já estiver na posição posterior?
Exercite as ancas quando estiver ajoelhada duas ou três vezes por dia, cinco minutos de cada vez. Yates, professora de Shiatsu, recomenda gatinhar porque, além de encorajar a posição occipital anterior (OFP), é um bom exercício para os músculos abdominais e das costas. Além de gatinhar para a frente e para trás, sugere que se espreguice como um gato. «Pela minha experiência, se a mulher adoptar a posição de quatro desde o início da gravidez e se trabalhar estes exercícios, se o bebé estiver na posição posterior dará a volta em 99 por cento dos casos». Yates recomenda ainda às mães com bebés transversais para adoptarem estas posições e, assegura que na maioria dos casos o bebé muda de posição.

14. E se nada disso resultar?
Tente não se preocupar. Alguns bebés estão determinados a ficar numa certa posição. No entanto, lembre-se que a maioria dá a volta durante o parto.

15. Estou com 32 semanas e, neste momento, o meu bebé está pélvico. É um problema?
Cerca de 15 por cento dos bebés são pélvicos (com os pés ou as nádegas junto ao canal de parto) às 32 semanas. A maioria irá dar a volta nas próximas quatro semanas, com apenas três ou quatro por cento a permanecerem na posição pélvica à medida que o nascimento se aproxima. Se o bebé não der a volta às 36 semanas, poderá ter de marcar uma consulta de forma a discutir as várias opções do nascimento.

16. Quais as opções de parto mais prováveis?
Se o bebé não tiver dado a volta às 37 semanas, o obstetra pode tentar uma técnica denominada Versão Externa. Realizada em meio hospitalar, sob monitorização fetal contínua (CTG), um obstetra experiente administra um relaxante muscular uterino, no sentido de facilitar a manobra, coloca as mãos na sua barriga e empurra de forma firme para tentar guiar o bebé a dar a volta. Não é doloroso, mas pode ser desconfortável e resulta em 50 a 70 por cento dos casos. Se o bebé não mudar de apresentação, pode ser sugerida uma cesariana.

17. Será que há algo que possa fazer para ajudar o bebé a dar a volta?
Algumas pesquisas sugerem que o acto de levar os joelhos ao queixo pode ajudar a deslocar o peso do feto, remodelar o útero e relaxar a parede uterina de forma a criar condições para que o bebé dê a volta.

18. Como posso fazer isso?
«Pode tentar colocar-se com as mãos e os joelhos no chão, relaxar os cotovelos e apoiar os antebraços no chão, de forma que o rabo fique mais elevado», ensina Yates. «Este exercício cria mais espaço e liberta o peso do bebé da parte inferior das costas. É importante verificar que as costas não fiquem arqueadas». A posição é mais eficaz se praticada quando o bebé estiver activo. Experimente esta posição duas a três vezes por dia. Muitas futuras mães descobrem que tem efeitos positivos nos bebés pélvicos.

19. A posição do bebé pode mudar durante o parto?
Um bebé em posição occipital posterior pode mudar para anterior durante o parto e vice-versa. Contudo, os bebés pélvicos e transversais não mudam de posição assim que o parto tem início.

20. Então se o meu bebé estiver numa boa posição para nascer, pode não ficar assim durante o parto?
Possivelmente não. Algumas pesquisas mostraram que, dos bebés que estão na posição occipital posterior durante o parto, dois terços estavam na posição anterior quando o parto começou. Contudo, cerca de 87 por cento dos bebés rodaram para occipital anterior na altura do nascimento.

21. O que posso fazer para ajudar o bebé a rodar durante o parto?
Pratique movimentos que ajudem o bebé a encontrar espaço para rodar e posicionar-se na pélvis. Assim, quando começar o trabalho de parto, suba e desça escadas, rode as ancas e ande no mesmo local. Na segunda fase, evite estar deitada de costas, semi-reclinada ou sentada.

22. Quais as melhores posições à medida que o trabalho de parto decorre?
O facto de estar de pé auxilia a aumentar o diâmetro pélvico. Tente levantar-se e andar, o que também pode ajudar a diminuir o tempo do parto. «Mantenha-se activa» diz Yates «e inclua a posição de «gatas» no trabalho de parto».

23. Sinto-me exausta. Posso deitar-me um pouco?
Deitar-se de costas pode atrasar o trabalho de parto uma vez que impede o aumento do diâmetro da pélvis. Se estiver muito cansada deite-se um pouco sobre o lado esquerdo. As contracções mantêm-se e o bebé vai receber mais oxigénio.

24. Qual a melhor posição se sofrer de dor nas costas?
Pode ser um sinal que o bebé está na posição occipital posterior, por isso é preferível uma posição que retire o peso do bebé da sua coluna. A melhor forma é colocar-se na posição de quatro, com almofadas debaixo das mãos e dos joelhos.

25. Quero fazer força, mas dizem-me que ainda não estou preparada. Qual a posição que devo adoptar?
Não vai poder fazer força enquanto o colo não estiver totalmente dilatado. Tente a posição «de gatas» com os joelhos contra o peito e rabo para o ar. Pode parecer pouco ortodoxo, mas vai diminuir o desejo de fazer força.

26. Quando chegar a parte de fazer força, qual a melhor posição?
As posições mais eficazes são de cócoras, ajoelhada ou de quatro, uma vez que possibilitam suportar todo o processo com maior conforto.

27. Vou ter de ser super desinibida para me colocar nestas posições todas durante o parto, especialmente com o meu marido ao lado!
Não tem de se sentir obrigada a ter o seu marido ao lado se isso a inibe. Tente ter alguém que lhe dê força, em quem confie e que não se importe que a veja em qualquer posição. Assim vai conseguir relaxar.

Fonte: Revista Pais&Filhos

Um comentário: