segunda-feira, 4 de julho de 2011

Insuficiência do colo uterino

O que é exatamente o colo do útero?

O colo do útero é a parte do útero que faz ligação com a vagina, uma espécie de "gargalo". Quando a mulher não está grávida, o canal cervical tem um buraquinho, pelo qual passam o fluxo menstrual e o esperma. Durante a gravidez, forma-se um "tampão" de muco e secreção para fechar essa abertura, protegendo o útero de infecções.

Numa gravidez normal, o colo do útero permanece firme, comprido e fechado até as últimas semanas, quando começa a amolecer, afinar ("esvaecer", no termo técnico, ou "apagar") e dilatar (abrir), preparando-se para dar passagem ao bebê no parto vaginal.



O que significa ter insuficiência istmo-cervical?

Ter insuficiência (ou incompetência) istmo-cervical quer dizer que seu colo do útero é mais fraco que o normal, ou que sempre foi mais curto, e que tende a dilatar e afinar sem que haja contrações, só pelo peso do bebê. O grande problema é que a dilatação pode acontecer rápido demais e o bebê nascer muito antes do tempo, ainda no segundo trimestre, quando ainda não tem condições de sobreviver fora da barriga, com menos de 20-22 semanas. É o chamado aborto espontâneo tardio.

Ou então o parto pode acontecer já no terceiro trimestre, mas o bebê ainda é muito prematuro (com menos de 32 semanas de gravidez), o que pode causar problemas à saúde dele.



Como vou saber se meu colo do útero é fraco ou não?

Normalmente, o maior indício é já ter sofrido um aborto tardio ou um parto muito prematuro, sem que houvesse outras causas.

O ideal é que, depois da experiência, e antes de engravidar de novo, a mulher converse com o ginecologista e investigue o problema. Se o diagnóstico for feito antes da gravidez, será mais fácil administrar o caso e pensar em procedimentos que evitem perdas (leia o próximo item).

Se o médico considerar que você corre risco de estar com insuficiência cervical, pode pedir ultra-sons transvaginais desde o começo da gravidez para medir o comprimento do colo do útero e procurar sinais de "apagamento" (afinamento). Quanto mais curto estiver o colo do útero, maior é a possibilidade de haver parto prematuro ou aborto tardio, dependendo do tempo de gravidez.

Caso o médico detecte incompetência cervical, pode tomar algumas providências, embora os tratamentos sejam controversos.

Quando a dilatação é observada no terceiro trimestre, o obstetra pode receitar injeções de corticosteróide para ajudar a amadurecer os pulmões do bebê, e orientar a mãe a ficar em repouso absoluto, deitada, para evitar que o colo do útero sofra a pressão do peso da criança.



Ouvi dizer que dá para costurar o colo do útero. É verdade?

Sim. Existe um procedimento chamado cerclagem, ou ainda circlagem, que ajuda a manter o colo do útero fechado. Ele é mais eficaz quando feito em mulheres que sabidamente já sofrem do problema, ou seja, que já tiveram mais de um aborto tardio ou parto prematuro sem explicação. Nesse caso, a cerclagem é feita entre 13 e 16 semanas, antes que as alterações no colo do útero sejam muito visíveis.

Fazer a cerclagem depois da detecção da insuficiência istmo-cervical é mais controverso, porque alguns especialistas alegam que, além de poder não funcionar, o procedimento traz riscos que podem acabar provocando o próprio parto prematuro: infecção, ruptura da bolsa e irritação do útero, causando contrações. Médicos e cientistas ainda estão tentando concluir se os benefícios superam ou não os riscos.

Como é a cerclagem? O que acontece depois?
A cerclagem é feita no hospital, com anestesia, e muitas vezes a mulher pode ir para casa no mesmo dia. Ela pode receber, pela veia, medicamentos para inibir contrações, durante algumas horas. O médico receitará repouso nos dias seguintes, e é possível que você sinta um pouco de cólica ou tenha um leve sangramento.

As relações sexuais ficarão proibidas, por um tempo ou pela gravidez toda. Provavelmente você vai tomar remédios para evitar infecções ou parto prematuro, e será acompanhada atentamente até as 37 semanas de gravidez, quando os pontos serão retirados. A partir daí, pode ficar tranquila para esperar o trabalho de parto começar sozinho.

É possível que seu médico recomende repouso. Não há provas contundentes de que permanecer na  horizontal impeça o trabalho de parto, mas a intenção é aliviar a pressão do peso do bebê sobre o colo do útero.

Quem corre mais risco de ter insuficiência do colo do útero?

São motivos para ter atenção especial ao colo uterino:
• Se você já sofreu um aborto espontâneo no segundo trimestre, ou teve um parto prematuro sem causa aparente.
• Se você já se submeteu a um procedimento para retirada de lesões pré-cancerosas no colo do útero, como a conização ou biópsia em cone, ou uma cirurgia denominada "de alta frequência".
• Você teve alguma lesão no colo do útero num parto anterior ou numa curetagem, ou fez aborto.
• Você tem um colo do útero anormalmente curto.

Fonte: BabyCenter Brasil

9 comentários:

  1. Oi Thais,

    Legal essa matéria do Babycenter, parabéns! Queria lhe agradecer pelo feedback na lista da PP e tô aqui te visitando pra pensar na Semana Nacional da Amamentação, em agosto. Qual a temática você considera mais importante para ser tratada pelos blogs? Você teria tempo para escrever algo na semana, ou não?
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. É realmente se nao fizer a cerclagem ate o 3 mes, fica dificil conseguir. Minha primeira gestacao descobri que tinha inconpetencia aos 5 meses, fiz a cerclagem mas o bebe nasceu aos 6 meses, nao sobreviveu a prematuridade. Depois de 4 anos engravidei novamente fiz a cerclagem no 2 mes e deu certo, minha filha esta hoje com 5 anos e é uma vitoria de Deus em minha vida.

    ResponderExcluir
  3. Eu tive 60% de apagamento com 5 meses, estou de repouso absoluto e tomando Inibina e Ultragestan, estou chegando agora a 30 semanas, e muito dificil, só levanto pra ir ao banheiro, mas tenho fé em Deus q vou chegar as 37 semanas pelo menos.

    ResponderExcluir
  4. Tive uma lesão hpv meu medico tb aconselha fazer a cerclagem mas tenho medo de nao dar certo e não tenho como ficar de repouso.Tenho uma filha de quase 4 anos e ela esta super anciosa com minha gravidez.Vou fazer por causa dela e deixar nás mãos de Deus .Que vai dar tudo certo.

    ResponderExcluir
  5. tambem tenho que fazer a ceclagem estou com muito medo estou de oito semanas e o meu bebe esta muito proximo ao colo uterino alguem ja passou por isso me respondão

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu descobri que era portadora de IIC, ja fiz uma cerclagem minha filha tem 7 anos hoje,agora estou grávida novamente estou só aguardando o dia 24 deste mes pra fazer a outra cerclagem. Estou confiante pois tenho um Deus maravilhoso e um super médico,mesmo ficando de repouso, tomando inibina,(medicamento) estou confiante vai dar certo...

    ResponderExcluir
  7. Também tenho ICC, que foi detectada na minha 18ª semana de gestação. É minha primeira gravidez, nunca sofri nada no colo do utero e nem aborto e no entanto com 25 semanas ao fazer uma ultra o meu colo estava aberto. Corri para o hospital e a médica, por sinal mt competente, me explicou os riscos e fez uma cerclagem de emergência. Hj estou com 32 semanas e meu colo está com 0,5cm, fechado apenas pelos pontos. Estamos mtt felizes por td e apesar do repouso ser mt difícil para mim, estou fazendo ao máximo. Se meu bebê nascer agora já tem grandes chances de sobreviver sem sequelas. Tomei 3 doses de corticóide e ultrogestan uso desde o primeiro mês quando tive sangramentos. É uma mensagem de encorajamento para quem está passando por isso tb.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu perdi 2 bbs ai depois da segunda perca minha medica disse que eu tenho iic passei dez anos sem engravidar agora deus mim deu um milagre estou de 12 semanas ja tou com a ceclagem marcada tou nervosa mais com muita fe en deus que vai da certo depois vouto pr contar a nuvidade em nome de jesus

      Excluir
  8. GOSTARIA DE SABER O QUE SIGNIFICA COLO DO UTERO ESPESSADO SUGERINDO EDEMA ISSO É GRAVE?

    ResponderExcluir