sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Relato de Parto da Larice mãe da Lara

 Nascimento da Lara

Em 2014 Deus nos presenteou com a nossa pequena e sorridente Lara!

Nos presenteou também com esta linda cena de parto, da qual tenho muito orgulho, pois foge dos padrões convencionais!

Pós Parto Imediato

 Foi um parto normal, sem anestesia, sem episiotomia e graças a Deus rápido (um parto a jato). Já cheguei no hospital com 10 cm de dilatação e a Lara nasceu ali no pronto socorro mesmo, não deu tempo de ir para o centro cirúrgico, nem tampouco colocar touca e camisolinha. Foi um parto rápido graças à Deus e sem intervenções graças a Ele e à minha santa doula Thaís Ramos.

 Sei que o papel de doula não é o de impedir episiotomia, mas no meu caso foi graças à doula que eu não sofri esta intervenção desnecessária ( na maioria das vezes). Como lhe sou grata por isto Thaís! Como a minha obstetra Jaqueline Alvarenga estava ainda a caminho do hospital e Lara já estava nascendo, fui atendida pela médica de plantão.

Eu fiquei assustada e perguntei para a médica: O bebê está nascendo? E ela me disse: - Sim, e vai nascer comigo, sendo que você nunca me viu antes.

Para completar, no meio do trabalho de parto eu perguntei a esta médica se ela iria fazer a episiotomia, e ela me disse que sim, que precisava ser feito para o bebê nascer. E eu disse à ela que não, que a minha médica não ia fazer este procedimento. Mas ela me ignorou e pegou o bisturi.

A enfermeira ainda zombou dizendo que as pacientes da Dra. Jaqueline eram todas diferentes. Neste exato momento a Thaís chegou e fez um sinal para a médica parar. Desta forma, a minha doula foi a responsável pelo parto ter sido sem intervenções.

 Agora eu entendo porque na maioria dos relatos de parto que li no grupo Gesta Vida as pessoas empregam o pronome possessivo "minha" doula. Doula é uma profissão tão linda que dá vontade de dizer que você tem uma! A Thaís desempenha esta profissão com tanta dedicação e amor que dá orgulho de dizer "minha doula".

Lara minutos após o seu nascimento 
 As fotos do parto postadas aqui são de sua autoria. Além de doula também é uma excelente fotógrafa. Obrigada Thaís! Uma pena que o nosso contato tenha sido tão curto, pelo fato de morar distante.

E por falar em distância, este é outro ponto que quero chegar. Infelizmente no Brasil é preciso lutar para se ter um parto normal, e é por isso que mesmo morando em Alegre fui ter meu parto em Vila Velha.

 Fui atrás de um médico humanizado. Estes profissionais são raros! Sabia que a chance de ter um parto normal com um médico não humanizado seria mínima. E mais uma vez Deus colocou uma excelente profissional em meu caminho, Dra. Jaqueline. Ela também foi responsável pelo parto ter sido tão tranqüilo.

Durante todo o pré-natal sempre me orientou sobre o parto normal, me disponibilizando livros e vídeos e me transmitindo muita segurança. Dra. Jaqueline chegou logo depois da Thaís no pronto socorro, e assim que ela entrou todos saíram de cena, a médica plantonista e a enfermeira que gritava comigo para fazer força direito por que se não o bebê não ia nascer. Dra. Jaqueline a primeira coisa que fez foi me perguntar se eu gostaria de mudar de posição e a Thaís acariciou os meus cabelos dizendo que estava tudo bem.

Profissionais humanizados, isto faz toda a diferença! Lara nasceu logo depois! E para completar o papai cortou o cordão umbilical e a Lara veio para o meu colo amamentar assim que nasceu. Isto também faz toda a diferença! Lara amamenta até hoje exclusivamente no peito!

 Bom, e por que estou contando tudo isso?

 Porque eu gostaria muito de contribuir para mudar mais uma posição lamentável que o Brasil ocupa: ser o único país no mundo onde o número de cirurgias cesarianas é maior que o de partos normais.

Quem sabe consigo inspirar alguma mulher a ser protagonista do próprio parto e acreditar na sua capacidade fisiológica de parir. Mas, fica a seguinte dica:

1) Contrate uma doula! 

Não consigo me ver parindo sem ter uma doula! No auge da minha dor, a caminho do hospital, eu só me lembrava da doula.

Cheguei a pensar que se aquela dor persistisse eu não agüentaria e pediria a cesárea. Por isto, acho que a ajuda de um profissional qualificado é essencial. Além do mais, as dicas que Thaís me repassou na manhã do parto contribuíram muito para que eu ficasse tranqüila, sentindo as contrações em casa, sem correr para o hospital.

 Thaís me disse que eu já estava em trabalho de parto e que o bebê nasceria provavelmente na madrugada. Foi ótimo saber de uma profissional que tudo o que estava acontecendo comigo era normal e que o melhor era me alimentar e descansar para guardar energia para a hora do parto. Por isto, fiquei bem tranqüila, sentindo todas as dores no conforto do meu lar, e só quando não agüentei mais corri para o hospital.

Além disso, como infelizmente no Brasil não basta a mulher querer para se ter um parto normal, também fica a dica:

2) Procure médicos humanizados! 

Não adianta aqueles que falam que faz parto normal, você tem que procurar um médico que realmente é adepto ao parto normal. Se não, você passará por um sério risco de ter uma cesárea desnecessária. Além do mais, se você optar por uma cesárea, o médico humanizado respeitará sua decisão e também o tempo do bebê, evitando as cesáreas agendadas.

No mais é isto, e como diria Michel Odent (médico obstetra pioneiro nas práticas do nascimento humanizado) " para mudarmos o mundo precisamos mudar a forma como nascemos"

Lara com 11 meses

2 comentários:

  1. Excelente depoimento. Parabéns pela bravura e parabéns aos profissionais que te acompanharam ao longo de tua gestação até a hora do parto. Abraço! !

    ResponderExcluir
  2. Laris Amiga! Lindo depoimento!!! Adorei ler o seu relato! Que saudades de você! Será que um dos nos encontraremos? Lu Mansur

    ResponderExcluir