domingo, 2 de fevereiro de 2014

A participação do pai no nascimento do bebê

Ótimo texto da minha querida amiga Renata Olah

Beijos Thais Ramos 


O papel do homem como pai tem mudado nos últimos anos. Antigamente o pai não participava do nascimento de seus filhos, nem de seus cuidados. Era um papel mais passivo e observador.
Felizmente, com o passar dos anos o homem se tornou mais participativo e sua presença se fez essencial transmitindo à mulher maior segurança, tranquilidade e proteção durante a gestação, trabalho de parto e pós-parto.

Porém essa participação durante o trabalho de parto e parto deve ser voluntária e decidida pelo casal para que não seja motivo de constrangimento e nem confusões. Há homens que não têm interesse em participar do processo, e suas esposas idealizam sua participação. Outros querem participar e suas mulheres preferem companhia feminina. E ainda outros casais que querem ficar juntos, mas não sabem muito bem o que fazer... e por isso hoje escrevo este artigo!

A primeira dica é: informe-se! Você também precisa saber o que se passa no corpo de sua mulher, na vidinha do seu bebê e como é um parto! Assim, ficará mais seguro e familiarizado com o processo todo. Um livro bem legal que sempre indico, e que é uma delícia de ler é o "Parto Normal ou Cesárea? O que toda mulher deve saber (e homem também)". Se puder adquirir, será ótimo!

Segunda dica: o lugar do pai é ao lado da mãe! Durante o trabalho de parto e parto o pai deve ficar ao lado de sua esposa, oferecendo sempre carinho, contato visual, palavras de encorajamento e motivação, pois gestantes que estão prestes à parir necessitam de força, acolhimento e segurança... e o envolvimento afetivo com o pai da criança é muito importante para a gestante se sentir capaz de prosseguir!

Se o pai estiver muito nervoso, convém pedir para outra pessoa assumir seu posto. Ele pode sair para se acalmar, dar uma volta, tomar um lanche. Gestantes são muito sensíveis e perceptivas e certamente notarão qualquer sinal de preocupação e nervosismo no rosto de seu parceiro. 
Por isso, papai, se estiver difícil não hesite em também pedir ajuda! Você também precisa estar se sentindo bem para poder dar o apoio que sua mulher precisa! Se vocês tiverem uma doula, converse discretamente com ela. Fale sobre o que está sentindo e como pode se ajudar e ajudar a gestante. Vocês formam um círculo de apoio e estão trabalhando em equipe por isso todos tem que estar tranquilos para o trabalho fluir! A doula também é sua!

O trabalho de parto começou... e agora?


Quando sua esposa entrar em trabalho de parto perceberá que ela sentirá contrações cada vez mais frequentes e intensas. 
No início do processo sua função é a de fazer sua mulher descansar, se distrair, se alimentar e relaxar, pois essa fase deve ser passada em casa, com bastante tranquilidade pois é o período mais longo do trabalho de parto. 
Aproveite para elogiá-la e providenciar um cantinho bem acolhedor, com músicas, luz suave, e o máximo de privacidade possível.

De acordo com que o trabalho de parto for engrenando, perceberá que sua mulher irá desligando seu "cérebro racional" e começará a ser guiada por seus instintos. É bem comum que ela fique mais braba, agressiva e talvez até grite e xingue você! Mas não se assuste, não é pessoal. Esse comportamento é natural e esperado. 
Nesta fase você pode ajudá-la com elogios e reafirmações sobre a sua capacidade de ir até o fim, respire junto olhando em seus olhos, massageie suas costas, tome um longo e gostoso banho com ela. Evite falar muito, fazer piadas e pressiona-la isso pode atrapalhar!

Quando chegarem ao hospital, seu papel essencial será o de dar entrada na papelada. A dica é deixar todos documentos juntos, o cartão de pré-natal que poderá ser exigido!!!

Após a internação, permaneça sempre com ela, mas também cuide-se. Se estiverem com uma doula intercale com ela para você poder descansar, se alimentar, tomar um banho. O trabalho de parto pode durar horas e horas e todos tem que estar bem. 
Ah! E monte sua mala também: muda de roupa, chinelo, produtos de higiene pessoal, toalhas. É melhor ter esses itens à mão, caso vocês passem muito tempo no hospital ou a mulher exija sua presença no banho com ela.

Quando o trabalho de parto estiver ao fim, vai perceber sua mulher mais "aérea", evitando falar e tendo sintomas fisicos como ondas de calor, tremores, arrotos e pressão bem grande na região vaginal e é comum que ela se sinta fragilizada, dizendo que não irá conseguir. É sinal de que ela está na fase de transição, o finalzinho de todo processo.
É nesta fase que o encorajamento, o respirar, o movimentar, o carinho e segurança são importantíssimos. A partir deste momento não saia mais de perto dela, pois o bebê está prestes a nascer!!

Durante o parto, continue reforçando sua capacidade e assim que o bebê nascer faça muita festa para sua mulher. Mostre-se orgulhoso pelo lindo e árduo trabalho que ela acabou de realizar. E também participe dos primeiros cuidados com o bebê! Filme, fotografe, não perca nada!!

E tenha certeza que sua participação foi grandiosa e especial para mãe e bebê. Tenho certeza que depois de ter acompanhado e ajudado no parto do seu filho você enxergará sua companheira com outros olhos e seu bebê com ainda mais amor!!

Um beijo e boa sorte
Renata Olah é fisioterapeuta e doula. Além de atender gestantes e mães de Campinas e região, também coordena o Grupo MadreSer em Americana, e é colaboradora do Grupo Vínculo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário