terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Distúrbios urinários na gravidez


Durante a gravidez, as mudanças anatômicas e fisiológicas desencadeiam uma série de sintomas que podem incomodar e afetar a qualidade de vida da mulher. Alterações do sistema urinário são muito comuns e merecem atenção, pois os tratamentos são relativamente fáceis e com baixo risco.

Incontinência urinária (perda de urina):
Muitas mulheres relatam “fazer xixi sem querer” em atividades físicas, ao tossir, rir, carregar peso ou durante a relação sexual, o que limita sua atividade social e a obriga a usar artifícios para esconder o problema. 
Absorvente, trocas de roupa íntima, banhos, restrição de bebidas e outras medidas que causam desconforto e interferem no trabalho, no lazer e na vida íntima da mulher.
Isso acontece porque durante a gravidez o assoalho pélvico (períneo) fica sobrecarregado, o que é mais grave se há muito aumento de peso e se há fraqueza muscular do abdome e do períneo. 
Em situações de esforço, em que os músculos precisam fazer mais força para manter “tudo no lugar”, a força não é suficiente e a urina escapa pela uretra.

O tratamento para estes casos é simples, seguro e indolor, porém exige disciplina:
  • Exercícios de contração/relaxamento dos músculos do períneo, rápidas e sustentadas por alguns segundos. Veja nas figuras exemplos de exercícios, que devem priorizar a contração dos músculos da região de vagina e ânus, o abdome e glúteos.








  A dica é: encontrar uma situação cotidiana em que você adquira o hábito de fazer um pouco de exercício perineal (Pode ser no intervalo da novela, parada no farol vermelho, durante o banho...). Não há contra-indicações nem limite de repetições, quando mais a mulher fizer, melhor. No início pode ser difícil, mas com o treino a contração será cada vez mais fácil, tanto em número de repetições quanto em tempo de contração.
Urgência miccional (incapacidade de adiar a micção)

Nas gestantes, este sintoma é muito comum, principalmente no final da gravidez, com útero ocupando todo o abdome e comprimindo a bexiga. Com menor capacidade de armazenar urina, a mulher precisa urinar com mais freqüência. Neste caso, os cuidados com a higiene são indispensáveis, não há tratamento e após o fim da gravidez tudo volta ao seu normal.

Porém, existem casos em que os sintomas são relacionados à “Bexiga Hiperativa”: o músculo da bexiga se contrai descontroladamente. Isto pode acontecer em qualquer fase da gravidez e os sintomas são: urinar mais de 8 vezes por dia, urinar mais de 2 vezes a noite, urinar pouco ou quantidade desproporcional à vontade.

Neste caso, o tratamento fisioterapeutico pode ser feito com aplicação de eletroterapia na passagem do nervo tibial, uma técnica ainda pouco conhecida até mesmo pelos fisioterapeutas, mas que não causa dor, desconforto ou efeitos colaterais. A prática clínica demonstra resultados positivos em poucas sessões, com diminuição das micções durante a noite e melhora da urgência.
É importante salientar que, independente de apresentar ou não sintomas de perda urinária, os exercícios perineais são indicados para todas as mulheres de qualquer idade, com o benefício de prevenir estes problemas e ainda melhorar a vida sexual, mantendo o tônus e o controle dos movimentos dos músculos vaginais.


Autora: Angela Rios

Nenhum comentário:

Postar um comentário