quinta-feira, 12 de maio de 2011

A escolha do hospital

Texto da Rê Olah!

Quando engravida, a grande maioria das mulheres opta em parir no ambiente hospitalar. Mas como escolher esse hospital??? O que perguntar e/ou observar durante à visita??? Se preocupar mais com a "hotelaria" ou com os "procedimentos"??
Como minha preocupação é com a humanização, o parto respeitoso e seguro, um pós-parto decente com vínculo e amamentação estabelecidos precocemente, vou passar dicas relacionadas à esse modo de encarar o nascimento. "Hotelaria", serviços como cabelereiro, manicure, filmagem, lembrancinhas e outros assuntos supérfluos não me interessam e por isso nem vou abordá-los aqui.
Antes das dicas todas, sugiro conversarem com o obstetra de vocês e montarem o plano de parto junto dele (aqui tem o modelo que uso).... e depois visitarem o hospital!!!


Vamos lá:

1.Verificar se pode ter acompanhante durante o TP, parto e também no pós! Pai não é visita e ter acompanhante é um direito garantido por LEI! E a mulher amparada emocionalmente consegue relaxar, se sentir segura e o parto se torna mais bacana!!! Pergunte também se é cobrada alguma taxa.... se sim, saiba que isso é ILEGAL!! E você pode acionar o Procon e outros órgãos competentes.

2. Além do pai (ou acompanhante de escolha), a mãe pode ter uma doula?? Se sim, quais os procedimentos burocráticos para liberar sua entrada?

3. Perguntar quais os procedimentos de rotina realizados na mãe. Muitos procedimentos só atrapalham a evolução normal do trabalho de parto e nascimento. 
A mãe é mantida em jejum?? Sem energia a mãe não consegue se manter ativa, e bem-disposta!! E o bebê também sente se a mãe não estiver bem alimentada e hidratada!!
Fazem lavagem ou raspam pelos pubianos??? Isso é totalmente desnecessário e convenhamos que um tanto constrangedor!!! 
É usado soro para induzir e acelerar??? Desde que seu parto não esteja evoluindo anormalmente, não tem porque acelerar o processo. Cada mulher tem seu ritmo, seu tempo... e isso deve ser respeitado. Além de que, se o colo uterino não estiver favorável, o soro nem vai funcionar!!! Ou seja, a mulher sentirá mais dor que o normal, mas dilatar que é bom, nada..
A mãe fica restrita ao leito ou tem liberdade para se movimentar??? O movimento auxilia muito a descida do bebê, a evolução da dilatação e no alívio da dor!!! 
A mãe tem acesso a recursos não farmacológicos para alívio da dor??? Chuveiro/banheira, massagem, uso da bola de fisioterapia, música, velas aromáticas...enfim... tudo que possa ajudar a mulher relaxar e aliviar a dor é muito importante!! E é sempre bom saber o que o hospital possui e o que permite levar/usar!
O parto é sempre com a mãe deitada de barriga pra cima ou ela pode escolher a posição de parir? A posição deitada dificulta a saída do bebê, pois é contra a gravidade... faz com que a mãe aumente o esforço (até porque o sacro - porção mais inferior da coluna - é bloqueado pela cama) e outras consequências surgem. O melhor são posições mais verticais... como cócoras, de quatro, sentada...
A analgesia é dada sempre ou posso optar por não ter??? Nem sempre a analgesia é boa... se aplicada precocemente pode retardar o processo todo, e a mulher acabar numa cesárea sem a menor necessidade!!
Se eu for submetida à uma cesárea, vou poder ver meu bebê nascer (rebaixarão os campos à minha frente)? Ele será tirado de dentro de mim, com calma e bem devagar, com todo respeito? O cordão será cortado alguns minutos depois do nascimento? Serei desamarrada para poder segurá-lo e amamentá-lo, enquanto terminam de fazer a sutura???


4. Perguntar quais os procedimentos de rotina realizados no bebê... Muitos são feitos precocemente e só atrapalham o primeiro contato mãe-bebê!!
O pai pode acompanhar os cuidados com o bebê??? Nada melhor do que o papai pra acompanhar e tirar muitas fotos!!!
Usam colírio em todos os bebês??? O nitrato de prata é usado em bebês de mães que tenham gonorréia, pois essa doença pode gerar uma conjuntivite no bebê... maaaas, se a mãe não tem nada o bebê também não tem!! 
Aspiram os bebês??? Se o bebê nasceu de parto normal e chorou bem, os fluídos pulmonares saíram... restando apenas um pouquinho no nariz que são facilmente retirados. Não há necessidade de submete-lo a um procedimento tão invasivo e desagradável como a aspiração. 
O bebê nasce e vem direto pro meu colo?? Isso é MUITO importante para o estabelecimento da amamentação. É na primeira hora que mãe e bebê produzem hormônios responsáveis pela amamentação e vínculo!!!!! 
Posso optar pela vitamina K oral ao invés da injetável??? A vitamina K é muito importante para prevenir hemorragias no bebê. A maioria dois hospitais dá injetável, mas os pais têm a opção de dar 3 doses orais ao bebê. Depende da cabeça de cada casal... alguns acham uma violência furar o bebê...outros não ligam.
As vacinas são obrigatórias??? Muitos pais optam em dar somente algumas ou não dar. Assim como a vitamina K, vai da cabeça dos pais verem a necessidade.Verificar se o hospital é amigo da criança e se tem alojamento conjunto.. pois ter o bebê sempre junto de você é importante para o estabelecimento do vínculo e sucesso na amamentação! 
O hospital incentiva o uso de chupetas, mamadeiras, leite artificiais??? Se sim, é um hospital inimigo da amamentação!!!!
O hospital disponibiliza o teste do pezinho, olhinho e orelhinha???

5. Verificar a rotina pós-parto...
Quanto tempo ficarei na sala de recuperação???
Quanto tempo você e o bebê ficarão no hospital?
Depois de quanto tempo pós-parto poderei me levantar, tomar banho e me alimentar?
A equipe de enfermagem ficará a disposição?? Me ajudarão nos primeiros cuidados com o bebê e orientarão amamentação??
Há serviço de cartório no hospital? Isso já facilita a vida!!
Quais horários de visita?? Quantas pessoas por vez podem me visitar? Tenho opção de não querer receber visitas?? Se eu tiver filhos menores de 12 anos, eles podem me visitar? Pai é considerado visita ou tem acesso livre à mim e ao bebê?


E vocês... tem mais dicas do que observar e perguntar no hospital??

Um comentário: