terça-feira, 5 de outubro de 2010

Dúvidas sobre Pré-Eclâmpsia

11 perguntas de populares sobre pré-eclâmpsia respondidas pelo médico ginecologista Henrique Zacharias Borges Filho.

1- Quando a doença surge?

A doença surge após a metade da gestação, a partir de 20ª semana, aproximadamente no quinto mês.

2- Com a pré-eclâmpsia, o que pode acontecer com a mãe?

A mãe poderá ter uma série de complicações, tais como: crise hipertensiva, convulsões, hemorragia cerebral, ruptura hepática, deslocamento prematura da placenta, insuficiência renal aguda, hemorragias em várias partes do organismo, edema agudo de pulmão e morte.

3- Qual a prevenção da pré-eclampsia?

Não existe nada ainda eficaz. O que deve ser feito é um bom pré-natal, com médico aferindo a pressão arterial, medindo o útero, avaliando os edemas e fazendo um exame obstétrico completo. O uso do Ultrassom doppler, aspirina, cálcio, fósforo, diuréticos e anti-hipertensivo não tem se mostrado totalmente eficaz na prevenção.

4- Por que dá convulsão?

Por causa de várias formas de lesões cerebrais, principalmente por lesão vascular, impedindo a boa oxigenação e nutrição do cérebro.

5- A doença é hereditária?

Sim, se uma irmã da paciente tiver pré-eclâmpsia/eclâmpsia, a chance dela ter é de 30%. Se a mãe da paciente tiver a doença, a chance é de 25%.

6- Uma vizinha teve eclâmpsia e o bebê nasceu com problemas cerebrais. há alguma relação entre eles?

Sim. Com a lesão do vaso, não chegam oxigênio e nutrientes ao feto, e ele pode ter problemas cerebrais.

7- Por que dá pressão alta? Qual a pressão considerada alta?

As substâncias liberadas pelo organismo materno e pela placenta fazem os vasos sanguíneos se contraírem, aumentando a pressão arterial. A pressão considerada alta é de 140/90mmHg.

8- A doença só afeta quem tem problema de pressão alta?

Não. Pacientes com diabetes, obesidade,  primeiro filho, gravidez de gêmeos, doenças renais, relações sexuais a pouco tempo com o parceiro e mães  que estão gestantes através de inseminação artificial têm maiores chances.

9- Se o homem teve um filho com uma mulher que desenvolveu a doença e ele tiver filho com outra mulher, ela também pode ter a doença?

Sim. Esse é o chamado parceiro de risco, pois a doença é genética e ele provavelmente possui o gene. Com qualquer mulher, haverá risco.

10- A perda de proteína causa dano à criança? O que é causado com a perda de proteína?

A perda de proteína não causa dano à criança, e sim a mãe. A causa é uma lesão renal provocada pela pré-eclâmpsia/ eclâmpsia.

11- A mulher pode ficar em coma? Por quê?

Sim, principalmente quando tem crise hipertensiva e hemorragia/edema cerebral.

Matéria do Jornal A Tribuna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário