segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Parto natural domiciliar não programado da Samira e Ricardo pais da Sofia

Por enquanto só vou falar que Sofia veio que veio e não quis saber onde iria nascer... e nasceu em casa num parto não programado.

Com apenas seu Pai, sua Mãe e eu.

Samira fez um lindo relato de parto que conta todos os detalhes, desse parto surpreendente e maravilhoso que tive o prazer de fazer.

Alias,diga se de passagem que em 6 anos de trabalho a Sofia Bruno foi a primeira bebê que nasceu na minha mão.

Quero muito agradecer a Dra. Elisa Mendes que foi minha paciente e teve seu bebê há uns 2 meses antes do parto da Samira e que me ensinou como fazer se algum dia acontecesse (na verdade ela rogou para acontecer rs), a Dra. Eloisa Leite Gonçalves que no momento em que me vi sem comunicação com a Jaque e sabendo que não ia dar tempo de chegar no Hosp. Vila Velha, liguei para ela e ela me deu todo apoio para eu ir para Apart e toda ajuda possível por telefone....mas não deu tempo nem de sair de casa....e também a Dra. Jaqueline Alvarenga que nos ajudou por telefone e depois foi realizar os procedimentos necessários...

Parabéns papais!
                                                      RELATO DO NASCIMENTO DE SOFIA
                                                      03 DE SETEMBRO DE 2013 ÀS 20:20HS
                                                      39 SEMANAS E 1 DIA DE GESTAÇÃO
                                                           PARTO NATURAL EM CASA

Acordei por volta das 9hs da manhã com um pouco de cólica (tipo cólica menstrual), mas não me preocupei pois foi leve.Tomei um belo café da manhã e resolvi seguir a rotina de programação para aquele dia.

Às 12hs fui almoçar com minha amiga Walméa no Bullys na Praia do Canto. Durante nosso almoço senti algumas cólicas que me deixaram um pouco preocupada.

Liguei pra minha Doula, a Thaís, que pediu para eu contar com que intervalo de tempo as dores estavam vindo. Nesse momento percebi que estavam mais ou menos a cada 15 ou 20 minutos.

Saí do Bullys e fui para a casa do meu irmão. Deitei ao lado da mamãe para tentar relaxar um pouco, porém não consegui ficar naquela posição nem 5 minutos.

As cólicas estavam ficando mais fortes. Decidi ir para casa, afinal não achei que já era o início do trabalho de parto, e não queria preocupar ninguém.

No caminho mandei um torpedo para minha obstetra, Dra. Jaqueline Alvarenga, avisando da situação, porém não tive retorno imediato. Ainda no caminho para casa senti várias cólicas, e percebi que o intervalo entre elas estava diminuindo.

Cheguei em casa por volta das 15hs. Liguei pra Thais e avisei que as dores vinham a cada 10 minutos e duravam em media 20 a 30 segundos.

Ela disse que viria aqui para casa e confirmou que as cólicas que eu estava sentindo eram as famosas contrações do parto. Sim, eu realmente estava em trabalho de parto ativo.

Ela mandou eu entrar no chuveiro e fazer os exercícios para o parto que aprendi com ela, embaixo da água quente. Liguei pra Ricardo avisando o que estava acontecendo e pedi pra ele vir para casa.

Acho que fiquei no chuveiro ate umas 16:30hs quando a Thais chegou. Ricardo chegou em seguida, por volta das 17hs. Eu já não conseguia mais saber com que frequência as cólicas estavam vindo, mas sabia que estavam mais frequentes e mais intensas.

Ricardo chegou em casa com uma surpresa. Chegou vestindo uma camisa que ele mandou fazer, escrito no peito OCITOCINA, que é o hormônio do amor, que é liberado durante o trabalho de parto para ajudar na dilatação uterina.

Agora além da ocitocina endógena que meu corpo liberava para a evolução do parto, eu tinha o estímulo visual da ocitocina exógena da camisa dele. Acho que por isso, tudo evoluiu tão rápido! (risos!!!)

Quando Thaís chegou começamos a fazer os exercícios aprendidos nas aulas do Programa Gestavida, que tivemos por 6 meses, e trabalhamos também a respiração. As dores estavam intensas.

Tentei vários exercícios e posições, porém o jeito que eu mais me sentia confortável para diminuir as dores, era sentada no vaso de perna aberta.

Por volta das 19:30hs a bolsa estourou dentro do vaso. A partir daí foi tudo muito rápido. Senti muita vontade de fazer força. Sofia estava encaixada e sua cabeça fazia muita pressão no meu períneo.

Eu rezava e falava pra Deus: “ENTREGO, CONFIO, ACEITO E AGRADEÇO”. Repetia essa frase inúmeras vezes.


Era hora de atravessar 18km para chegar até o hospital. Será que eu aguentaria? O trânsito naquele horário era intenso. Não, eu não aguentaria.

Pedia muito pra Thaís não me fazer entrar no carro. Alguma coisa me dizia que se eu entrasse ela nasceria no meio do caminho. E nasceria mesmo!!

Mais ou menos meia hora depois que a bolsa rompeu, senti uma vontade imensa de fazer muita força.

Tentamos ir para o carro a fim de seguir para o hospital, porém quando chegamos na sala tive outra contração muito forte, e quando Thaís viu que Sofia estava coroada e ia nascer, voltamos para o banheiro, e na contração seguinte ela nasceu!

Foi mágico! Surreal! Minha filha tinha acabado de nascer no banheiro da minha casa, assistida somente por mim, meu marido e minha doula.

Nós três nunca tínhamos feito um parto! Muita emoção! Muita adrenalina! Deus estava nos dando sabedoria, discernimento e tranquilidade para conduzir tudo da maneira mais natural possível!

Ela nasceu e imediatamente toda a dor passou! Sentei no banco no banheiro e coloquei minha princesa nas minhas pernas enrolada em muitas toalhas.

Ela me olhou, chorou e até fez cocô! Era a coisa mais linda do mundo! Não consegui colocar ela nos meus braços porque o cordão umbilical estava curto, uma vez que ainda não tinha expulsado a placenta.

Eu e Thais nos olhávamos, ali sentadas no chão, parecendo duas índias no meio do mato (risos!!!), sem acreditar no que estava acontecendo.

Ricardo ligou para Dra. Jaqueline que estava no trânsito a caminho da minha casa, e ela orientou que esperássemos o cordão umbilical parar de pulsar e em seguida amarrá-lo com fio dental.

Uns 20 minutos depois que Sofia nasceu, senti novamente aquela vontade de fazer força. Fiquei de cócoras e consegui expulsar a placenta.

Agora sim consegui colocar minha princesinha nos braços e amamentá-la. Aquele contato, pele com pele, ela me olhando, linda e saudável, era o maior presente que Deus poderia me dar.

Dra. Jaqueline chegou mais ou menos 50 minutos depois e fez os procedimentos de rotina. Sofia estava ótima! Eu também não tive nenhuma laceração no períneo, e não precisei de nenhum procedimento.

Tomei um belo banho e sentei na minha cama, na minha casa, para amamentar a minha filha! Será que sou abençoada??? Tenho certeza que sim. Deus não poderia ter me dado benção maior do que essa!

Um tempo depois tivemos que ir para o hospital para que Sofia passasse pela avaliação de um pediatra e para a realização dos procedimentos burocráticos para as documentações dela. Ficamos internadas dois dias, mas sem tomar medicação nenhuma.

Estávamos muito saudáveis. Sofia nasceu com 3,045kg e 45cm.

Enfim, eu tinha que fazer esse relato, pois foi a história mais surreal e linda que aconteceu na minha vida.

Quero que um dia Sofia leia isso e veja como veio ao mundo de uma forma tão natural, linda e abençoada.

Entreguei, confiei, aceitei e agora agradeço a Deus por ter me dado força, sabedoria, discernimento e tranquilidade.

Agradeço à Sofia por ter escolhido a hora e local do nascimento dela, que não poderia ter sido melhor.

Agradeço ao meu esposo e companheiro, Ricardo, por ter mantido a calma e ter me acalmado, e por ter sempre me dado força para não desistir desse sonho.

Agradeço à minha fisioterapeuta e doula, Thaís, por ter acreditado em mim e ter me dado certeza que sim, eu conseguiria.

Agradeço à Dra. Jaqueline pelo apoio.

Agradeço à EQUIPE OCITOCINA (eu, Sofia, Ricardo e Thaís) que trabalhou em conjunto e total sintonia, fazendo com que tudo desse 100% certo!

Foi uma experiência ÚNICA, INEXPLICÁVEL e INESQUECÍVEL!!!!!!

Samira








Saída da Placenta









Eu ( Thais Ramos), Samira e Dra. Jaqueline Alvarenga

Um comentário: